Dia do Meio Ambiente é festejado na Potycabana para conscientização

Com diversas atividades voltadas para pessoas, a Semar realizou ontem a comemoração pela data

Momento serviu para despertar o interesse pela defesa do meio ambiente | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Plantar uma semente de conscientização que dê resultados positivos na posterioridade foi o mote realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAR) em atividade realizada na Potycabana para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação contou com diversas atividades ecologicamente corretas voltadas para crianças de escola pública, jovens, adultos que passeavam pelo parque e para a comunidade em geral.

?O Dia Mundial do Meio Ambiente não é só uma data comemorativa, é um momento para despertar a necessidade de cuidar do meio ambiente hoje e em todos os outros dias. O poder público tem sua cota de responsabilidade, mas é preciso que a sociedade também se envolva na preservação do planeta Terra. A finalidade da ação de hoje é que as pessoas façam uma boa ação pelo planeta?, destaca o secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira.

Diversos quiosques foram montados para auxiliar a população a dar um destino ecologicamente correto para os produtos usados no dia a dia. O MP3 dispunha de um posto de coleta de aparelhos tecnológicos inativos, como computadores, notebooks, celulares, pilhas, baterias e carregadores. Os aparelhos que ainda puderem ser reutilizados serão encaminhados para serem melhorados e posteriormente entregues à doação.

Outro local importante foi o posto de coleta de óleo de cozinha da Agespisa. O objetivo era recolher o óleo usado e conscientizar as pessoas a não jogarem o produto no ralo da pia, já que um litro de óleo é suficiente para poluir mais de um milhão de litros de água. Outro estande atentava para a necessidade de entregar pneus velhos para a reciclagem. A OAB também realizou uma blitz educativa com a distribuição de lixeiros automobilísticos.

Sobre o dever público em viabilizar maiores cuidados com o rio Poty, o secretário Dalton Macambira lembra que o Estado pretende ampliar a rede de esgoto de 17% para 55% até ano que vem. Dalton avisa que o esgotamento sanitário da cidade é usado de forma irregular pela população e que os gestores municipais devem aplicar multas mais severas à população. ?É preciso compartilhar responsabilidades?, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES