Dia do Não Fumar é comemorado hoje em todo o país

Dia do Não Fumar é comemorado hoje em todo o país

Dia do Não Fumar é comemorado hoje em todo o país | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje (16) se comemora em todo o pa?s o Dia do N?o Fumar, que tem como proposta mobilizar a popula??o para discutir as conseq??ncias do tabagismo. Nos ?ltimos anos, o crescente n?mero de doen?as provocadas pelo fumo refor?ou os questionamentos sobre os efeitos do tabagismo. Segundo a Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS), o v?cio do cigarro ? considerado a principal causa de mortes inevit?veis em todo o mundo.

Para o pneumologista Celso Ant?nio Rodrigues, chefe do N?cleo de Preven??o da Ger?ncia do C?ncer do Distrito Federal, a import?ncia de datas como a de hoje ? a possibilidade de promover debates e alertar a popula??o.

?Nunca uma epidemia causou tanta morte quanto est? causando o tabagismo, uma epidemia que alcan?a o mundo inteiro. N?o tem um pa?s em que n?o se fuma?.

O especialista afirma que, dentre as subst?ncias presentes no cigarro, as mais mal?ficas ? sa?de humana s?o o benzopireno e o mon?xido de carbono, que alteram o DNA da c?lula, transformando uma c?lula normal em uma c?lula diferente e, posteriormente, em um tumor.

Dentre as doen?as relacionadas ao uso prolongado do cigarro, o m?dico destaca os diversos tipos de c?ncer, al?m de problemas vasculares, derrame cerebral e at? mesmo a amputa??o de membros. ?N?o tem um ?rg?o do organismo que esteja livre em fun??o do indiv?duo fumar?.

O m?dico explica que o c?ncer de pulm?o, doen?a mais associada ao tabagismo, pode se manifestar de diferentes formas. O adenoma, um tumor benigno, pode ou n?o ter rela??o com o cigarro. J? o adenocarcinoma e o carcinoma espinocelular s?o causados diretamente pelo fumo.

Celso Ant?nio Rodrigues alerta que as pessoas que convivem com fumantes e que acabam se tornando fumantes passivos est?o igualmente amea?adas.

Dados da Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) mostram que o chamado o tabagismo passivo ? a terceira principal causa de morte evit?vel no mundo, depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de ?lcool.

O ar polu?do cont?m, em m?dia, tr?s vezes mais nicotina, tr?s vezes mais mon?xido de carbono, e at? cinq?enta vezes mais subst?ncias cancer?genas do que a fuma?a que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

Outro mal causado pelo tabaco ? o enfisema pulmonar, doen?a caracterizada pela destrui??o progressiva dos pulm?es. Os sintomas iniciais se resumem ? falta de ar, mas ao final, o paciente n?o consegue mais respirar sozinho, e sobrevive apenas ? base de oxig?nio.

"Algumas pessoas, ao parar de fumar, melhoram muito a condi??o respirat?ria, mas aquilo que o cigarro destruiu n?o vai mais se recuperar?.

Dentre as dificuldades para largar o v?cio, o especialista destaca n?o somente a depend?ncia qu?mica, que pode levar a crises de abstin?ncia severas, como tamb?m o pr?prio condicionamento provocado pelo ato de fumar. ?A pessoa cria aquele ritual de acordar, tomar um caf? e fumar, almo?ar e fumar?.

Para Rodrigues, o fumante que deseja largar o v?cio precisa investir em uma mudan?a de comportamento. Para os que s?o considerados dependentes fortes, o pneumologista recomenda a reposi??o de nicotina por meio de gomas de mascar e adesivos transd?rmicos, dispon?veis no Brasil.

O m?dico garante que o indiv?duo que consegue parar de fumar pelo per?odo de um ano j? pode ser considerado um ex-fumante. Ele afirma que os benef?cios de parar de fumar podem ser percebidos ainda nas primeiras 24 horas sem o cigarro. ?A pessoa j? tem uma press?o arterial dentro da normalidade, melhora as suas condi?es respirat?rias, dorme mais e melhor?.

Rodrigues lembra que a composi??o qu?mica da fuma?a do cigarro envolve cerca de 4.720 produtos qu?micos, alguns deles radioativos, como o Pol?nio 210 e o C?sio. Ele destaca o fato de que a receita para assist?ncia ? sa?de no Distrito Federal, atualmente, ? de R$ 20 milh?es por m?s, dos quais R$ 12 milh?es s?o gastos com doen?as relacionadas ao tabaco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES