<u>Dia do Piauí:</u> Batalha do Jenipapo é marco histórico no País

Batalha do Jenipapo foi uma das mais importantes lutas contra o domínio português no Brasil

Dia do Piauí: Batalha é marco histórico no País | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de mar?o de 1823, ?s margens do Riacho Jenipapo, em Campo Maior, foi uma das mais importantes lutas sangrentas contra o dom?nio portugu?s no Brasil e contribuiu para a consolida??o da Independ?ncia do pa?s. A batalha culminou com a expuls?o do major Jos? da Cunha Fidi?, comandante das tropas portuguesas, que foi obrigado a fugir para o Maranh?o.

O comandante, segundo historiadores, havia chegado ao Piau? dois anos antes da batalha, em 1821, como governador da Prov?ncia e chefe das armas para garantir a manuten??o da ordem colonial portuguesa.

No entanto, ele encontrou a resist?ncia dos piauienses que, junto com maranhenses e cearenses, travaram luta armada e corporal com as tropas

do comandante que, mesmo com um poderio de armas bem maior, foi derrotado e obrigado a se esconder em Caxias, no Maranh?o. Os membros da resist?ncia eram formados por oper?rios, vaqueiros, comerciantes e camponeses.

?Nessa batalha, Fidi? perde seu poderio. Mesmo assim, ele se considera vitorioso, inclusive, escreveu depois uma cr?nica l? de Portugal contando o feito e essa cr?nica ficou valendo como a verdadeira hist?ria da Batalha do Jenipapo?, diz a historiadora, doutora e professora da Universidade Federal

do Piau?, Claudete Dias.

?Essa batalha n?o tem s? essa hist?ria. S?o v?rias hist?rias que contam esse combate. Eram mais de tr?s mil brasileiros contra mil e poucos das tropas de Fidi?, que eram formadas por portugueses e tamb?m brasileiros recrutados e mandados para c? para ficarem do lado dos portugueses?, disse. Ela esclarece que aconteceram centenas de outras batalhas e combates em diferente munic?pios do Piau?, mas a Batalha do Jenipapo foi importante porque o comandante Fidi? n?o p?de voltar para Oeiras, antiga Mocha, como governador da Prov?ncia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES