Dia temático do Projovem mobiliza diversos setores sociais

Dia temático do Projovem mobiliza diversos setores sociais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Teresina em parceria com a Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC e Funda??o Roberto Marinho realizou na manh? de hoje, um Dia Tem?tico voltado para alunos educadores do Programa Nacional de Inclus?o de Jovens ? Projovem. A atividade aconteceu na Escola Municipal Barjas Negri, na zona Sudeste da cidade, e contou com a participa??o de cerca de 450 pessoas, entre alunos, educadores e formadores.

O Dia Tem?tico tem com proposta desenvolver atividades educativas e culturais com a participa??o dos jovens, valorizando os saberes e fazeres locais. Para mostrar a riqueza cultural e social da cidade e discutir sobre os resultados positivos do Projovem, o evento contou com a participa??o de profissionais de diversos setores da sociedade.

" Esse dia ? parte integrante da dinamiza??o da Esta??o da Juventude, que ? um espa?o de mobiliza??o onde os jovens se encontram para realizarem pesquisa e a?es s?cio-culturais. Aqui ? uma mostra de como ? trabalhada a articula??o com os jovens, onde atrav?s de oficinas com temas socialmente relevantes , n?s socializamos experi?ncias e oferecemos lazer aos participantes", explica Concei??o Ferreira, coordenadora municipal do Projovem.

Na programa??o do Dia Tem?tico, foram abordados temas como sa?de da mulher, empreendedorismo, artesanato local, meio ambiente e integra??o de pessoas. Um total de 10 oficinas aconteceu durante o evento, entre elas : reciclagem e meio ambiente, bijuteria em cer?mica, bioj?ia, desenho art?stico, maquiagem e penteado, m?sica e teatro, sexualidade, drogas e hip hop.

Para Marinete dos Santos, estudante do Projovem, atividades como estas valorizam o saber dos jovens que fazem parte do Programa. "Estou adorando este dia tem?tico. Aproveitei para participar da oficina de reciclagem. Vou sair daqui mais consciente sobre a import?ncia de conservar o meio ambiente, atrav?s da reciclagem de materiais que n?o teriam mais utilidade e que ap?s serem reciclados ganham outra fun??o", esclarece.

O evento contou com o apoio de v?rios setores da sociedade civil e organiza?es n?o governamentais. Al?m da Funda??o Roberto Marinho , o dia tem?tico recebeu a colabora??o de institui?es como Funda??o Municipal de Sa?de, Funda??o Cultural Monsenhor Chaves, Pastoral da Sa?de, Funda??o Wall Ferraz e Universidade Federal do Piau?.

O Projovem mantido em parceria com a SEMEC est? em sua 4? etapa e atende 1.711 jovens, com idade entre 18 e 24 anos, em 15 n?cleos espalhados pela cidade. Trata-se de uma oportunidade para quem n?o concluiu o Ensino Fundamental, recebem bolsa mensal de R$ 100 e qualifica??o profissional. As atividades iniciaram em janeiro de 2006 com 25 n?cleos. A primeira turma formou 2.666 jovens. Em outubro ser? conclu?da a segunda com 1.115 alunos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES