Diagnóstico precoce ajuda no tratamento do câncer infantil

O oncologista Ramon Andrade de Mello orienta os pais para os sintomas da doença

A doença acomete crianças antes dos 3 anos de idade, | TV Brasil Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diagnóstico precoce é a melhor medida para combater o câncer infantil, que já desponta como a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). "O tratamento no início da doença vai ampliar as possibilidades de resultados positivos e permitir uma boa qualidade de vida para o paciente no futuro", aponta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Por isso, os pais precisam estar atentos aos sintomas dos seus filhos. Segundo o oncologista, nas leucemias, a criança acaba se tornando mais sujeita a infecções. "Essa doença é marcada pela invasão da medula óssea por células anormais. O paciente apresenta palidez e sangramentos, além de sentir dores nos ossos", explica o professor da Unifesp.

Apresentar pupilas brancas quando expostas à luz é sintoma de retinoblastoma. A doença acomete crianças antes dos 3 anos de idade, que podem apresentar ainda sensibilidade exagerada à luz ou estrabismo. O diagnóstico pode ser feito desde a fase de recém-nascido.

Ramon Andrade de Mello alerta para a atenção dos pais para eventual crescimento do volume ou surgimento de massa no abdômen: "Esse pode ser sintoma de tumor de Wilms, que afeta os rins. Outra possibilidade é de um neuroblastoma".

"Crianças e adolescentes que apresentem dores de cabeça, vômitos e alterações motoras precisam passar por um especialista para uma avaliação mais profunda", orienta o oncologista. Segundo ele, esses podem ser sintomas de tumores que afetam o sistema nervoso central, que têm a possibilidade de apresentar ainda alterações de comportamento e paralisia de nervos.

"Muitas vezes, os pais ficam com medo de um diagnóstico positivo ou ainda têm falta de informação. Eles acabam adiando a consulta a um especialista. Um erro que pode trazer resultados negativos para um eventual tratamento", salienta o especialista. Dados do INCA apontam que aproximadamente 80% dos pacientes nessa fase acometidos de câncer podem ser curados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES