Dias lança plano emergencial contra a dengue no Piauí

Governador disse que o presidente Lula está preocupado com a dengue no Nordeste

Governo lança plano emergencial contra dengue no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de montar um plano no combate ? dengue, o governador Wellington Dias reuniu nesta segunda-feira, 14, no Pal?cio de Karnak, o secret?rio de Sa?de Assis Carvalho, representantes do Ex?rcito, do Corpo de Bombeiros, da Pol?cia Militar, Pol?cia Rodovi?ria Federal, o prefeito S?lvio Mendes, prefeitos municipais de outras cidades, o secret?rio Jo?o Orlando, da Funda??o Municipal de Sa?de.

Na reuni?o, o governador disse que o presidente Lula manifestou sua preocupa??o com a dengue aos governadores do Nordeste e deu total apoio ?s estrat?gias que os governos estaduais e municipais est?o elaborando.

? um plano de guerra contra a dengue para este per?odo que vai de abril at? agosto, que ? o mais cr?tico para prolifera??o da dengue. Ainda est? tudo sob controle, mas ? necess?rio montar estrat?gia para preven??o e ressaltou que cada unidade de sa?de deve estar preparada para atender as pessoas.

O governador disse na reuni?o que a Pol?cia Militar disponibilizou 550 homens e o Corpo de Bombeiros 50 homens para atuar nesse mutir?o de combate ? dengue e ressaltou que a sociedade deve ser mobilizada nesta empreitada. ?As igrejas e escolas t?m que estar envolvidas e os meios de comunica??o devem trabalhar campanhas sociais no combate ? dengue?, afirmando que devem ser criadas campanhas publicit?rias com mensagens agressivas, mostrando que a dengue ? um drama que provoca a morte.

O secret?rio Assis Carvalho apresentou dados sobre os atuais n?meros da dengue no Estado e disse que nas primeiras 15 semanas de 2008 foram notificados 1.409 casos em 63 cidades do Piau? e neste ano, o foco principal s?o as 37 cidades onde as enchentes foram mais fortes e tamb?m nas cidades onde, o ano passado, a incid?ncia de dengue foi alta. O secret?rio disse que este n?mero est? abaixo da m?dia dos anos anteriores.

O secret?rio apresentou dados de 2005 onde 7.769 pessoas foram notificadas com dengue em 148 cidades, em 2006, 7.063 pessoas foram registradas em 166 cidades, em 2007, este n?mero subiu para 13.236 casos no Piau? em 168 cidades.

Ele apresentou algumas das estrat?gias de preven??o e enfrentamento e destacou a necessidade de parcerias. Um dos m?todos ? a forma??o de uma equipe de monitoramento e mobiliza??o, cria??o de comit?s em cada munic?pio, mutir?o de limpeza e a opera??o mata-mosquito com atua??o em todo o Estado, sufocando as larvas e matando os mosquitos adultos.

Na ?rea de assist?ncia, o secret?rio disse que o Hospital da Pol?cia Militar criou a enfermaria intermedi?ria com 50 leitos e disse que os casos de dengue devem ser encaminhados para as unidades dos bairros e os casos mais graves encaminhados para as enfermarias intermedi?rias e o Hospital Natan Portella.

O prefeito S?lvio Mendes declarou que Teresina j? registrou este ano um total de 688 casos de dengue cl?ssico e os bairros mais atingidos s?o o Dirceu Arcoverde, Pedra Mole, Mocambinho, Santa Maria da Codipi, Angelim, Parque Ideal, Santo Antonio, ?gua Mineral, Promorar, Buenos Aires, Renascen?a e Areias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES