Dias participa de encontro de governadores da Frente Norte

Dias participa de encontro de governadores da Frente Norte

Dias participa de encontro de governadores da Frente Norte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias acompanha o presidente Lula nesta quinta-feira, 6, no Estado do Par?, onde est? sendo realizado, por meio de parceria entre o governo paraense e a Secretaria de Rela?es Institucionais da Presid?ncia da Rep?blica, o 1? Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, no Hangar - Centro de Conven?es da Amaz?nia, em Bel?m.

O objetivo do evento ? acelerar a integra??o e a coopera??o entre as 12 na?es sul-americanas que participam do encontro, com foco especial para os pa?ses amaz?nicos. A programa??o foi dividida em tr?s eixos tem?ticos: desenvolvimento regional sustent?vel; coopera??o t?cnico-cient?fica e universit?ria; e pol?ticas sociais amaz?nicas.

Em cada eixo, foram formados Grupos de Trabalho (GT), com representantes de institui?es de governos estaduais e federais, de organismos internacionais, de organiza?es n?o-governamentais e de empresas p?blicas. Ao final, o conte?do produzido por cada GT ser? reunido por uma relatoria, que ir? propor uma Agenda de Coopera??o.

O Encontro de Governadores da Frente Norte ? uma a??o no ?mbito do Foro Consultivo de Munic?pios, Estados Federados, Prov?ncias e Departamentos (FCCR) do Mercosul, espa?o criado para permitir a participa??o direta de governantes municipais e estaduais nas discuss?es do bloco. O Comit? de Estados do FCCR ? coordenado pela governadora do Par?, Ana J?lia Carepa.

O evento representa o primeiro passo para a participa??o efetiva dos governos estaduais dos pa?ses amaz?nicos no processo de coopera??o e integra??o regional. O Piau? participa a convite do Estado do Par?, assim como os pa?ses de Suriname e Guiana. Participam tamb?m representantes do Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela, Bol?via, Equador, Chile, Col?mbia e Peru.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES