Dias pede gasoduto e apoio para mamona à Petrobras

Dias pede gasoduto e apoio para mamona à Petrobras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em audi?ncia com o presidente da Petrobras, Jos? S?rgio Gabrielli, na manh? desta sexta-feira (10), o governador Wellington Dias tratou da instala??o de gasoduto no Piau?. Ele apresentou estudos da Ag?ncia Nacional de Petr?leo (ANP) que apontam potencial para explora??o de g?s e petr?leo na Bacia do Rio Parna?ba. Wellington tamb?m pediu apoio para a mamona, como mat?ria-prima para produ??o de biodiesel.

Atualmente, s? h? duas malhas de distribui??o de g?s no pa?s. Uma, pequena, fica no Nordeste, passando pela Bahia. A outra, maior, fica na Regi?o Sudeste. A id?ia do governador Wellington Dias, apresentada a S?rgio Gabrielli, ? ampliar a malha nordestina para incluir o Piau? e o Maranh?o. ?A partir do momento em que o Piau? apresenta ind?cios de ocorr?ncia de g?s e petr?leo, que s?o economicamente fortes, a Petrobras pode ser mais uma aliada em busca do desenvolvimento desse mercado no Estado?, justificou o governador.

A id?ia do Governo do Estado ? incentivar o engajamento da Petrobras nesse processo produtivo, para estimular, em conseq??ncia, a entrada de capital privado com empresas especializadas da ?rea.

S?rgio Gabrielli achou muito oportuna a solicita??o do governador Wellington Dias. ?? importante olhar com carinho a viabilidade e o potencial econ?mico da atividade explorat?ria de g?s e petr?leo no Piau?, disse ele. ?At? a conclus?o de todo esse processo inicial, ? necess?rio de sete a oito anos, mas temos a inten??o de incentivar essa alternativa econ?mica no Estado?, disse.

Apoio para a mamona

Wellington Dias tamb?m falou com S?rgio Gabrielli sobre a mamona piauiense para produ??o de biodiesel. Ele voltou a pedir apoio da Petrobr?s para sua pol?tica de estabelecimento de pre?o m?nimo para a mamona, lembrando que o Piau? ? pioneiro na produ??o dessa mat?ria-prima para produ??o de biodiesel.

Em contrapartida, Gabrielli delegou uma equipe t?cnica para visitar o Estado ainda neste semestre para acompanhar o plantio e tra?ar uma planta de desenvolvimento para este produto. ?Vamos manter uma cadeia de suprimentos em prol do produto. Poderemos, por exemplo, financiar o esmagamento da mamona produzida pelos pequenos e m?dios produtores. Ou podemos subsidiar assist?ncia t?cnica ou econ?mica para este produto?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES