Dicas de cuidados necessários para com os idosos no isolamento

Mas quais os desafios para lidar com esta população neste período?

| shutterstock/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil possui mais de 30 milhões de idosos. São pessoas que estão no grupo mais vulnerável ao novo coronavírus e devem manter isolamento durante a pandemia. Mas quais os desafios para lidar com esta população neste período? Veja algumas dicas para filhos, netos e amigos contornarem os desafios com os idosos nestes tempos de COVID-19.

Desafios e dicas

Solidão - no isolamento, é natural que ele tenha um sentimento de solidão. Por isso, é importante que a família intensifique os contatos, que podem ser por ligação ou vídeo chamada. É de extrema importância se mostrar presente na vida dos idosos.

Depressão e ansiedade - o excesso de informação sobre a situação do Brasil e do mundo pode trazer ansiedade para muitas pessoas. Oriente os idosos que você conhece a evitar notícias que podem lhe fazer mal. Caso a pessoa idosa esteja fazendo tratamento psicológico, converse com o profissional sobre a possibilidade de atendimento online.

shutterstock/Reprodução 

Insistência em sair - o isolamento social é fundamental neste momento. É importante que a família ofereça alternativas para a realização de tarefas - como fazer compras de supermercado e transações bancárias online. É importante oferecer também opções de atividades que ocupem o tempo e a mente dos idosos. Incentivo a exercícios físicos, ajuda nas tarefas domésticas e rever fotos de família são ações eficientes.

Atividades - cada pessoa pode buscar uma solução mais adequada ao dia a dia. Idosos, também precisam ser distraídos para evitar que queiram sair de casa ou se sintam deprimidos. Assistir a filmes ou séries, resgatar hobbies - desenhar, escrever, cozinhar, pintar e cuidar de plantas, por exemplo -, além de exercícios físicos, são algumas opções. Este último ajuda a manter o corpo saudável e na liberação de endorfina, hormônio que dá sensação de bem-estar.

Acidentes domésticos - boa parte das quedas de idosos ocorre em casa. No período de isolamento, os idosos ficam mais suscetíveis a acidentes, já que permanecem ainda mais tempo em casa. Algumas medidas ajudam: manter os cômodos com a circulação livre, deixando os objetos guardados, não usar tapetes na casa, apenas um antiderrapante no banheiro além de deixar objetos de uso frequente com locais de fácil alcance.

Vacinação contra a gripe - o governo está iniciando campanhas de vacinação contra a Influenza. É importante lembrar que essa vacina não protege contra o Covid-19. Mas é importante se vacinar para não contrair outras doenças e evitar o traslado a hospitais. Considere a possibilidade de pedir a vacina em domicílio, para seu familiar idoso.

Convivência - para garantir um ambiente tranquilo e livre de tensões, é essencial que todos os membros da família se responsabilizem pelas tarefas da casa, criem momentos de descontração e que cada um também tenha um momento para si, realizando alguma atividade individualmente para ter um momento só seu. Incluir os idosos em atividades domésticas leves, estimular conversas e atividades lúdicas, além de dar espaço a eles, são atitudes que deixarão a convivência mais leve.(fonte:Instituto de Longevidade Mongeral Aegon)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES