Dicas para aprender Inglês assistindo filmes e séries

Confira as recomendações de um especialista, que “entra” nas cenas dessas produções para tornar mais atrativo o ensino do idioma

Assista com o áudio em Inglês e legendas em Português | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aprender Inglês é um grande desafio para a maioria dos brasileiros: estima-se que apenas 5% da população do País seja fluente no idioma. Para tornar mais fácil essa tarefa, muitas pessoas recorrem aos filmes e séries de sua preferência. Mas é preciso prestar atenção a algumas dicas caso este seja o método escolhido para atingir a tão almejada fluência.

E quem explica algumas dessas dicas é o Teacher Matias, que encontrou uma forma inovadora e criativa para ensinar Inglês: com recursos de computação gráfica, o professor "entra" em cenas de filmes e séries para interagir com os personagens e explicar particularidades das produções.

Tudo começa na hora de escolher que filme ou série assistir: muitas pessoas acreditam que determinados filmes ou séries são mais fáceis para aprender Inglês, por conta de seus diálogos mais pausados e outras características. Por isso, indicam essas produções a quem pede sugestões. Mas, de acordo com o professor, o principal critério a ser levado em consideração deve ser: "escolha o filme ou série de sua preferência! Aquele que você mais gosta! Assistir algo com o qual não se tem qualquer ligação, só porque alguém indicou, não vai adiantar nada em termos de aprendizado. Portanto, escolha aquele filme ou série que mais vai lhe agradar e manter entretido".

Com legenda ou sem legenda? Essa é outra dúvida frequente entre aqueles que recorrem às séries e filmes para aprender Inglês. De acordo com o especialista, é preciso assistir à produção escolhida mais de uma vez, mesclando com e sem legendas. "Na primeira vez, assista com o áudio em Inglês e legendas em Português. Dublado, nunca! Dessa forma, você vai poder compreender melhor o que está se passando naquela cena, na sua língua materna. Na segunda vez, assista com áudio e legenda em Inglês, para ir assimilando palavras e sons. Assista ainda a uma terceira vez, sem legenda alguma, para aprimorar esse exercício de criar familiaridade com a língua. Por isso, a importância de escolher um filme ou série que gosta, já que terá que assistir diversas vezes".

Imitar ou não o sotaque? Essa é outra dúvida que muitas pessoas têm enquanto estão tentando aprender Inglês. Teacher Matias explica que "querer imitar o sotaque que se vê em um filme ou série é natural e até ajuda na compreensão do idioma. Mas é preciso compreender que a imitação pode não sair ‘perfeita’ e nem precisa ser, afinal, somos brasileiros, temos os nossos próprios sotaques. O mais importante é não perder de vista o principal objetivo de um idioma, que é favorecer a conversação entre as pessoas" .

Entre as produções nas quais o Teacher Matias já "entrou", estão: Coringa, Matrix, Os Simpsons, South Park, Two and a Half men, It - A Coisa, entre outras. Em seus perfis nas redes sociais, o professor também entrevista personalidades que encontra em suas viagens aos Estados Unidos, Reino Unido e outros países de língua inglesa, sobre situações cotidianas, curiosidades e dicas que possam ser aproveitadas no aprendizado do idioma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES