Dicas para montar um escritório de advocacia

Advogados podem seguir dicas de como montar seu escritório

Dicas para montar um escritório de advocacia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Montar o próprio negócio é o sonho de muitos advogados, mas a decisão é considerada arriscada para quem ainda não tem experiência com gerenciamento de empresas e nem muito capital para ser investido.

Mas se mesmo com todas essas adversidades, você ainda sonha em ter seu escritório, separamos algumas dicas que vão te ajudar bastante.

1. OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) oferece cursos e palestra sobre o tema além de dar suporte em geral na forma de programas e facilidades, como escritórios compartilhados e convênios. Se desejar formar uma sociedade de advogados, saiba que os atos constitutivos da sociedade devem ser registrados na OAB e que a entidade conta com profissionais qualificados para orientar o advogado durante o processo.

2. Espaço

O ideal é alugar um espaço que deve acompanhar o crescimento do profissional. Não precisa se preocupar muito em montar um escritório grande e opulento.

3. Financiamento

É possível que tenha acesso a linhas de crédito diferenciadas para profissionais liberais com juros menores do que os praticados no mercado e período de carência de até seis meses. O PROGER Urbano – Profissional Liberal, por exemplo, incentiva o pequeno empresário e ao profissional liberal. Basta que o advogado tenha o nome limpo, conta corrente em um banco público e um fiador. O programa é oferecido pelo governo federal.

4. Equipamentos

Para montar o próprio negócio, é necessário ter os equipamentos como: um computador, uma impressora, um scanner com bandeja de rolamento, uma mesa ou estação de trabalho, uma cadeira para o advogado, um par de cadeiras para os clientes, uma estante para livros, um arquivo ou baú para os processos e um telefone celular preferencialmente dual chip. Além disso, é necessário ter algum capital para comprar papel A4 e outras despesas.

5. Certeza

Para montar isso tudo, o profissional precisa ter certeza do que está fazendo. Ele deve primeiro fazer uma avaliação completa dos prospectos do mercado de trabalho para o meio jurídico em sua região. Além de ter em mente quais as oportunidades de emprego disponíveis e, caso decida seguir em frente com o próprio escritório, estudar primeiro qual o investimento que será feito e quais as possibilidades de retorno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES