Dificuldades na escola: quando procurar um otorrino?

Especialista aponta como observar nas crianças problemas relacionados aos ouvidos, nariz e garganta

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em período de volta às aulas, crianças e adolescentes se preparam para um novo ano letivo. Ao longo dos meses, qualquer dificuldade no aprendizado deve ser observada de perto e pesquisada pelos pais ou responsáveis. Entre os diversos fatores de baixo desempenho, podem estar dificuldade em ouvir e até mesmo má qualidade do sono.

“A ida a um otorrinolaringologista é importante para identificar problemas relacionados à especialidade, que incluem audição e fala, sentidos importantes para o processo de aprendizado, caso ainda não tenha sido identificada alguma alteração”, afirma a Dra. Renata Garrafa, otorrinopediatra.

Abaixo, seguem as principais características que podem estar prejudicando a aprendizagem da criança:

Ronco e sono descontínuo ou agitado – dormir bem é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois é nesse período que os aprendizados são consolidados. “O ronco e o sono agitado podem ser causados por obstruções das vias aéreas superiores, as quais podem provocar pausas respiratórias (apneias). Na presença de apneias, o sono é superficializado, ou ocorre um microdespertar, prejudicando assim a qualidade do sono”, afirma a especialista. Além disso, dormir mal altera a produção do hormônio do crescimento, essencial para o bom desenvolvimento do jovem.

Dificuldades na fala e dicção – o desenvolvimento da fala é um dos pilares no processo de alfabetização e uma das principais formas de interação com o mundo. “A criança começa a falar as primeiras palavras a partir dos 12 meses. Aos dois anos, espera-se que fale frases curtas juntando duas palavras e, aos três anos, a fala deve ser inteligível. Claro que cada um tem seu próprio processo de desenvolvimento, mas qualquer situação fora do padrão deve ser investigada”, explica a doutora;

Dificuldade para ouvir ou surdez – problemas na audição podem dificultar, e muito, o processo de aprendizagem, caso não seja identificada e tratada logo. Ainda na maternidade, os recém-nascidos passam pelo Teste da Orelhinha, em que é possível descobrir desde cedo possíveis disfunções. Mesmo assim, se a família perceber, ao longo do passar do tempo, que a criança não vira o rosto quando é chamada, ou fala alto e demora para responder, é preciso procurar um médico o quanto antes;

Desordem do Processamento Auditivo Central – este distúrbio gera dificuldade de interpretação das informações sonoras, mesmo com o sistema auditivo preservado devido a um prejuízo da condução da informação até o cérebro. Assim, a pessoa ouve os sons, mas tem dificuldades em interpretar a mensagem recebida. “Alguns dos sintomas podem ser observados quando a criança tem dificuldade para aprender a ler e escrever, demora para compreender ou executar uma atividade proposta e se distrai com facilidade. Um otorrinopediatra pode identificar o transtorno e indicar o melhor tratamento”, finaliza a Dr. Renata Garafa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES