Dilma sanciona lei que amplia Parque das Nascentes do Parnaíba

Presidente sancionou a lei aprovada no Senado Federal no final do ano passado que amplia o limite do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba. Área total passa a ser de 749.848 hectares, parte no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a lei aprovada no Senado Federal no final do ano passado que amplia o limite do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba. A sanção foi divulgada ontem no Diário Oficial da União. Com a publicação, a área do parque passa de 729.813 hectares (ha) para 749.848 ha.

O Parque das Nascentes do Rio Parnaíba está localizado no Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, e reúne cerca de 60 espécies de mamíferos e 211 de aves.

Dentre estas, algumas que sofrem risco de extinção, como o porco-do-mato, o veado-campeiro, a jaguatirica, a onça-pintada, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o gavião-real, a arara-azul-grande e o beija-flor de rabo branco.

De autoria do deputado Nelson Marquelezi (PTB-SP), a lei que ampliou os limites do Parque visa garantir a preservação dos recursos naturais do e das nascentes do Rio Parnaíba, que constitui a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste; inserindo e retirando áreas do ambiente.

Com a lei passará a ser incorporada a área ao Sul do Parque, cabendo ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a desapropriação de imóveis particulares formados por benfeitores e terras incluídas no limite preestabelecido, com fins de utilidade pública.

Com isso, a área torna-se um bem público apropriável, sendo composta por vegetação típica de Cerrado, em diferentes níveis de recuperação, onde havia a presença da monocultura de grãos há vários anos.

Nesse sentido, também foram incorporadas áreas das nascentes do Rio Corrente (Bahia), da Serra do Lajeado (Tocantins) e da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (Tocantins).

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES