Diploma brasileiro passa a ser reconhecido em Portugal após acordo

A medida visa desburocratizar a tramitação do processo de reconhecimento dos estudos de brasileiros que moram em Portugal, e vice-versa.

Ministro da Educação, Camilo Santana, com o presidente Lula e o primeiro-ministro português, Antônio Costa | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante sua estadia em Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou 13 acordos com o primeiro-ministro português, António Costa, entre eles está o que permite que brasileiros que vão morar ou estudar em Portugal possam ter seu grau escolar obtido no Brasil reconhecido no país europeu.

O mesmo vai valer para os portugueses que moram ou estão de mudança para o Brasil. A validação dos diplomas vale para os ensinos fundamental e médio, no Brasil e, os ensinos básico e secundário, em Portugal.

A medida visa desburocratizar a tramitação do processo de reconhecimento dos estudos de brasileiros que moram em Portugal, e de portugueses que moram no Brasil. Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros vivam hoje em Portugal. Além disso, beneficiará milhares de brasileiros. "Vai facilitar o processo. O mesmo ano equivalente no Brasil será reconhecido aqui, automaticamente", destacou Camilo Santana, ministro da Educação.  

Como vai funcionar a equivalência?

Antes do acordo, os brasileiros que desejassem obter a equivalência de seus diplomas precisavam solicitar à Embaixada do Brasil em Lisboa uma declaração de equivalência de escola da escala de notas. No entanto, milhares de pedidos são solicitados por mês. Segundo a Embaixada, há cinco mil processos em tramitação.   

Com o novo acordo, esse processo não passará mais pela embaixada, após concluídos os trâmites de internalização nos dois países. Haverá o reconhecimento automático e a tramitação eletrônica dos processos. Estudantes brasileiros poderão se dirigir à escola portuguesa com sua documentação pessoal e escolar, para matricular-se no ensino básico fundamental ou secundário médio.  

A Embaixada do Brasil em Lisboa seguirá emitindo a declaração de escola referente à escala de notas para outros fins como requisitos profissionais e acesso ao ensino superior. O novo acordo também inclui, como anexo, uma tabela comparativa entre os sistemas de ensino fundamental básico e médio secundário, que passará a ser seguida pelos dois países. 

Medida já está valendo?

Ainda não há prazo para que a medida comece a valer. Pelo termo assinado no último sábado (22), os dois países vão constituir uma Comissão Técnica Bilateral para garantir a aplicação do acordo. Especialistas em educação brasileiros e portugueses vão discutir as regras e o passo a passo para a validação dos diplomas.

Segundo o MEC, os detalhes da implementação da parceria serão discutidos por uma Comissão Técnica Bilateral Brasil-Portugal, criada pelo acordo, que manterá atualizadas as informações sobre os sistemas educativos de ambos os países. Isso facilitará o reconhecimento e a equivalência de habilitações, podendo emitir pareceres fundamentados na legislação aplicável.  

Em dez novos artigos, o Acordo Complementar define que a equivalência será analisada a partir de dois parâmetros principais: o número de anos de escolaridade concluídos com aproveitamento no sistema educativo de origem e curso ou a natureza da formação.

Embora a concessão de equivalência esteja prevista no 38° artigo do Tratado de Amizade, assinado em 2020, o objetivo é o aperfeiçoamento do instrumento, uma vez que vem sendo registrada com frequência pelos governos dos ambos os países a necessidade de consultas sobre o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES