“Diplomacia dos pandas”: Presidente da China empresta ursos a Moscou

Xi Jinping e Vladimir Putin foram visitar os animais no zoológico

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A política chinesa de empréstimo ou aluguel de pandas como forma de incrementar ou manipular relações com outros países entrou em uma nova fase. O presidente chinês Xi Jinping emprestou dois ursos panda ao zoológico de Moscou em uma cerimônia com Vladimir Putin na quarta (5), em um gesto que o presidente russo descreveu como um sinal de confiança e respeito entre os dois países.

Um dos ursos que a China emprestou à Rússia — Foto: Alexander Vilf/Kremlin/Reuter s

A "diplomacia dos pandas" é uma característica da maneira como os chineses conduzem relações internacionais: eles dão ou emprestam os ursos para países com quem pretendem se aproximar.

Xi apresentou os pandas (de nomes Ru Yi e Ding Ding) depois de conversas com Putin, que chamou de seu melhor amigo. O chinês faz uma visita de três dias a Moscou. “Nos últimos seis anos, nós nos encontramos quase 30 vezes. O Putin é meu melhor amigo e um bom colega”, disse Xi, em um comentário publicado pelo site do governo russo.

Os pandas, que podiam ser vistos mastigando bambu quando Xi e Putin chegaram, vão viver em um ambiente construído para eles. Os chineses emprestaram eles por 15 anos, como parte de um projeto de pesquisa.

Ao lado de Xi, Putin agradeceu pelo empréstimo dos pandas. “Quando falamos sobre pandas, sempre temos um sorriso no rosto. Aceitamos o presente com gratidão e respeito.”

Putin e Xi Jinping observam pandas no zoológico de Moscom — Foto: Alexander Vilf/Kremlin/Reuters

“Esses animais são um símbolo da China, e nós valorizamos esse gesto de amizade.” Os ursos já estavam na Rússia desde o fim de abril, mas só agora foram apresentados ao público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES