SEÇÕES

Diretor do DER é exonerado após queda de viaduto em Brasília

Cargo será assumido pelo atual diretor de Edificações da Novacap

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, Henrique Luduvice, foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (7). O anúncio foi feito pelo Palácio do Buriti no dia seguinte ao desabamento parcial de um viaduto na Galeria dos Estados, no início da Asa Sul.

O cargo será assumido pelo atual diretor de Edificações da Novacap, Márcio Augusto Buzar. Engenheiro civil, doutor em estruturas e professor da Universidade de Brasília, ele atua em projetos de pesquisa sobre tecnologia da construção, novos materiais derivados do concreto e mobilidade urbana.

Mais dinheiro e vistorias

Durante a coletiva, o governador Rodrigo Rollemberg também anunciou a destinação de R$ 50 milhões da chamada "reserva de contingência" para obras em viadutos e pontes.

Segundo o Buriti, a prioridade será dada às intervenções na Galeria dos Estados. Depois, o que "sobrar" pode ser usado em outras áreas designadas como críticas.

O governador também determinou que a Novacap vistorie, até sexta-feira (9), todos os viadutos e pontes citados no relatório de 2012 do Tribunal de Contas. Naquele momento, há quase seis anos, os auditores do tribunal identificaram oito bens públicos com necessidade de reparo e manutenção urgent.

Série de declarações

Nos momentos seguintes ao desabamento do viaduto da Galeria dos Estados, Luduvice declarou que outros pontos do Eixo Rodoviário – o Eixão – corriam risco e cobrou, publicamente, mais orçamento para a manutenção dessas estruturas.

Sem fazer menção direta, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) respondeu às declarações. Em coletiva no Palácio do Buriti, horas depois, ele afirmou que cerca de R$ 67,7 milhões foram investidos nesse tipo de obra, nos últimos três anos.

“Infelizmente tivemos o desabamento nesse viaduto que ainda não tinha sido recuperado", disse Rollemberg. O governador também autorizou o remanejamento de recursos do Orçamento de 2018 para reforçar a rubrica de manutenção urbana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos