Discussão aborda “Fake News x Jornalismo Científico” nesta quarta (03)

O NUJOC Checagem é uma iniciativa idealizada pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo e desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O NUJOC Checagem promove o diálogo “Fake News x Jornalismo Científico” nesta quarta-feira (03) a partir das 19h com a participação da Profa. Dra. Tattiana Teixeira (UFSC). O bate-papo poderá ser acompanhado pelo perfil @nujoc.checagem no instagram e terá mediação da Profa. Dra. Juliana Teixeira (UFPI).

De acordo com a Profa. Dra. Tattiana Teixeira, a discussão percorrerá por fake news relacionados com temas científicos e de saúde que envolvem a COVID 19. “Elas têm se proliferado em todo o mundo e gerado muita preocupação porque, neste caso, podem mesmo matar. Durante a live pretendo mostrar como este tema está sendo estudado neste período, os principais perigos e as conclusões a que os pesquisadores já chegaram até aqui. O assunto é grave e urgente”, ressaltou.

A pesquisadora ainda destaca a importância de iniciativas, como o NUJOC Checagem, responsáveis por verificar fake news e combater a desinformação transmitida em grande escala, por meios das plataformas de comunicação. “Ainda precisamos desenvolver metodologias e ferramentas mais ágeis e eficazes tanto para a checagem, quanto para a divulgação dos resultados. A questão da checagem é muito complexa, sobretudo porque por trás das fake news há profissionais que sabem muito bem o que fazem e como fazem e as agências de checagem ainda usam mecanismos muito semelhantes ao do jornalismo tradicional, o que acaba reduzindo o alcance dos seus resultados”, pontuou.

Com graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea também pela mesma instituição, a Professora Tattiana Teixeira é atualmente docente associada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Há mais de 18 anos eu pesquiso infografia e a visualização de dados, em especial no jornalismo científico. No momento, estou iniciando um projeto sobre a infografia e a visualização de dados na cobertura da Covid-19. Na UFSC, ofereço há alguns anos Oficinas de Divulgação Científica. Por fim, integro, desde a sua fundação, a equipe de pesquisadores do INCT "Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia" que tem como objetivo investigar, desenvolver, utilizar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionadas com a comunicação pública da C&T”, esclareceu.

O NUJOC Checagem é uma iniciativa idealizada pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo e desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI). Lançada ao fim do mês de março do presente ano, o Projeto reúne professores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao grupo de pesquisa.

A primeira live Diálogos de Checagem aconteceu no dia 21 de junho, e teve como convidado o Prof. Dr. Igor Sacramento, pesquisador da FioCruz- RJ. Enquanto a segunda contou com a participação da Profa. Dra. Marialva Barbosa com o tema “Gripe Espanhola x COVID 19 – Comunicação, Memória e Experiência” realizada na última sexta-feira (26).

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES