Distribuição de água na zona Leste vai aumentar em 30%

Nova unidade de bombeamento entrará em operação. Cerca de 170 mil teresinenses serão beneficiados com a implantação de novo booster

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para garantir o abastecimento e a segurança da operação, a Águas de Teresina irá instalar novo booster – unidade de bombeamento – na zona Leste da capital, beneficiando mais de 170 mil teresinenses em cerca de 30 bairros. O cronograma da concessionária foi antecipado após a atual estrutura apresentar vazamentos. Em caráter preventivo, a Águas de Teresina informa que para viabilizar a interligação dos novos equipamentos à adutora, será necessário atuar com manutenção programada para esta terça-feira (26), a partir de 21h. A previsão é que o serviço seja concluído no começo da manhã de quarta-feira (27), com retorno gradativo do fornecimento. Aos moradores da zona Leste, a concessionária orienta reserva de água para 24 horas.

 A atual unidade de bombeamento, instalada na avenida Universitária, apresentou redução de desempenho por conta de vazamentos de água que aumentaram significativamente nos últimos dias, o que poderia prejudicar o fornecimento na zona Leste. Para garantir o pleno abastecimento e conferir maior segurança para a operação, a concessionária antecipou a entrega do novo booster, que contará com três bombas de capacidade de vazão de 3,6 milhões de litros por hora. O incremento será de 830 mil litros de água a mais, a cada hora, beneficiando em especial os bairros localizados no extremo da zona Leste. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 4,9 milhões. 

 Antecipando-se a eventuais falhas do atual sistema de bombeamento, que poderiam impactar emergencialmente o fornecimento na região e cuja manutenção demandaria maior tempo de intervenção, a concessionária mobilizou esforços garantir a implantação de melhorias. 

 

“Estamos cientes que esse é um momento delicado, no qual a água se faz imprescindível para as atividades de higiene. Avaliamos minuciosamente a situação e concluímos que é mais seguro iniciar a operação da nova unidade de bombeamento, que conta com tecnologia de ponta e confere segurança operacional e aumento em 30% na capacidade de distribuição”, explica o diretor executivo da Águas de Teresina, Diego Dal Magro. 

 O sistema responsável por abastecer a zona Leste vem passando por uma ampla requalificação com a substituição e instalação de novas bombas, readequação dos quadros elétricos, além da perfuração de poços e implantação de duas novas adutoras, que totalizam 13,6 km de extensão e reforçam a distribuição. 

 Interligação do novo booster

Para promover a interligação da unidade de bombeamento à adutora, será necessária uma pausa programada no abastecimento de água na zona Leste da capital. A interrupção no abastecimento ocorrerá a partir de 21h de terça-feira (26). A normalização do abastecimento deve ocorrer gradativamente em até 24 horas após a finalização do serviço, previsto para ser concluído no começo da manhã de quarta-feira (27). 

 Neste período, a concessionária orienta o armazenamento e uso racional da água apenas para as atividades essenciais do dia a dia. Ciente da importância da água para a higiene pessoal e doméstica, a Águas de Teresina reforça que está comprometida em finalizar o reparo no menor tempo possível e com a devida qualidade que a intervenção para melhoria requer.

 Durante os trabalhos para interligação do novo booster, o trânsito ficará interditado no sentido Norte/ Leste da avenida Universitária. A Águas de Teresina contará com apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para orientação aos motoristas. 

 

Serviço

 

Interligação da nova unidade de bombeamento

Para viabilizar o serviço, será necessária pausa no fornecimento de água da zona Leste 

 

Interrupção: terça-feira (26), a partir de 21h

Retorno do abastecimento: o serviço deve ser concluído no começo da manhã de quarta-feira (27) e o abastecimento será retomado gradativamente em até 24 horas 

Região afetada: zona Leste 

Reserve água para o período



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES