Distritais encontram crianças trabalhando em lixão de Brasília

Na Vila Estrutural, favela onde fica o lixão, existe uma entidade que atende cerca de 200 meninos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comiss?o de Direitos Humanos da C?mara Legislativa do Distrito Federal encontrou tr?s crian?as trabalhando em um lix?o que fica a cerca de 10 quil?metros do centro de Bras?lia. O local ? conhecido como Lix?o da Estrutural.

Para a presidente da comiss?o, deputada ?rika Kokay, existem muitas outras crian?as na mesma situa??o. De acordo com a assessoria de imprensa da deputada, a assistente social da Caenge, empresa que administra o lix?o, informou que j? foram identificadas cerca de 90 crian?as trabalhando no local.

Na Vila Estrutural, favela onde fica o lix?o, existe uma entidade que atende cerca de 200 meninos e meninas - muitas s?o filhos de pessoas que trabalham no lix?o. Ali na Associa??o Viver, eles recebem alimenta??o, t?m aulas de refor?o escolar e m?sica, al?m de outras atividades.

Mateus da Costa, de 12 anos, ? um deles. At? os 10 anos de idade, ele trabalhou no lix?o para ajudar a m?e. Recolhia garrafas pet para reciclagem.

Embora n?o reclame desse per?odo, diz que prefere a associa??o. ?Aqui ? melhor porque a gente pode brincar, tem lanche, um bocado de coisas?.

A entidade n?o tem condi?es de receber mais crian?as. O diretor administrativo, Mizael Guerra, diz que no ano passado a lista de espera tinha cerca de 100 nomes.

?A principal dificuldade ? a falta de parceria p?blica. N?s sabemos que existem recursos p?blicos do Peti [Programa de Erradica??o do Trabalho Infantil] e da Secretaria de Assist?ncia Social do Governo do Distrito Federal?, diz. ?Estamos com conv?nio para ser firmado. Com esses recursos vamos poder oferecer condi?es melhores ?s crian?as, como a contrata??o de psic?logos, pedagogos, professores?.

Hoje a entidade vive de conv?nios com a Organiza??o Internacional do Trabalho (OIT) e a Organiza??o N?o-governamental Instituto Marista. Nove das crian?as atendidas recebem recursos do Peti.

No ano passado, a C?mara Legislativa reservou R$ 250 mil em emendas ao or?amento do Distrito Federal para combater a explora??o do trabalho infantil. O governo do Distrito Federal chegou a anunciar a libera??o de verbas. Mas o dinheiro nunca chegou ?s entidades.

Para a procuradora do Minist?rio P?blico do Trabalho Ana Claudia Bandeira, ? necess?rio encontrar formas para que as a?es de erradica??o do trabalho infantil sejam mais efetivas.

?[Dever?amos promover] a mera implementa??o das pol?ticas publicas, facilitar a execu??o do or?amento, j? que existe or?amento para isso, ou at? ampliar esse or?amento, que n?o deve ser suficiente?, avalia.

?Enfim, eliminar barreiras burocr?ticas observando a lei, eliminar dificuldades que impe?am que essas pol?ticas p?blicas venham a ser realizadas de forma a retirar essas crian?as do trabalho e inseri-las na escola?.

O F?rum Nacional de Preven??o e Erradica??o do Trabalho Infantil considera que a quest?o na Vila Estrutural ? apenas parte de um problema mais amplo.

Segundo a secret?ria executiva do f?rum, Isa Maria de Oliveira, o trabalho infantil atinge 7,5 mil crian?as no Distrito Federal.

?? necess?rio que em ?reas de vulnerabilidade, como a do Lix?o da Estrutural, a escola seja de tempo integral, de qualidade e permita a essas crian?as a possibilidade de se prepararem para o futuro. As fam?lias tamb?m devem ser acolhidas e apoiadas, para que tenham a oportunidade de ter renda e trabalho, e n?o precisem contar com a renda obtida pelas crian?as?.

A Comiss?o de Direitos Humanos da C?mara Legislativa pretende fazer visitas a outras localidades onde pode haver trabalho infantil e marcou para dia 3 de abril uma audi?ncia p?blica para discutir o problema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES