Distúrbios do sono podem ser provocados por alterações neurológicas

A insônia ou dificuldades para dormir é um problema comum, em boa parte dos brasileiros

Distúrbios do sono podem ser provocados por alterações neurológicas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A insônia ou dificuldades para dormir é um problema comum, em boa parte dos brasileiros. Os distúrbios do sono são alterações na capacidade de dormir adequadamente, seja por alterações cerebrais, alterações respiratórias ou por transtornos do movimento. Segundo a pesquisa Mapa do Sono dos Brasileiros realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Entretanto, somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir.

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que registra a atividade elétrica do cérebro, sendo muito utilizado para identificar alterações neurológicas, como em casos de convulsões ou distúrbios do sono. O neurocirurgião da clínica Dmi Manoel Baldoíno explica os problemas que podem ser analisados pelo exame.

Mais de 73 milhões de brasileiros já são atingidos pela insônia e 45% da população assume que dorme mal - Foto: Divulgação/Ascom

“O eletroencefalograma é importante para avaliação da atividade elétrica cerebral. Hoje em dia os dois principais problemas que levam a fazermos a solicitação desse exame são relacionadas a crises compulsivas e aos distúrbios do sono. Esses dois problemas são importantes de serem investigados para definição de tratamento correto. Nesse sentido, o eletroencefalograma se torna importante para esses dois campos de problemas na área neurológica”, disse.

Mais de 73 milhões de brasileiros já são atingidos pela insônia e 45% da população assume que dorme mal. A maioria das pessoas, ocasionalmente, experimenta problemas para dormir devido ao estresse, horários agitados e outras influências externas. Algumas formas de tratamento incluem terapia cognitivo-comportamental, que ensina formas de melhorar a capacidade de dormir, podendo ser indicados medicamentos. Também é importante determinar e tratar o que está desencadeando estas alterações, seja uma depressão, ansiedade, doenças respiratórias ou neurológicas, por exemplo.

O médico Manoel Baldoíno reforça a importância de se buscar um profissional especializado para tratar os distúrbios do sono. “Ter um bom sono é algo importante para a saúde do indivíduo. Se identificar dificuldades para dormir e/ou problemas que estão prejudicando seu sono procure um especialista da área, ele poderá diagnosticar e lhe indicar a melhor forma de tratamento. O eletroencefalograma não causa dor e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade (com indicação médica). Tenha mais qualidade de vida na hora do sono e agende uma consulta com equipe de neurologistas da Dmi”, conclui o neurocirurgião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES