Diversidade dentro das empresas deve ser meta do RH

É preciso que os gestores conheçam o perfil comportamental de cada pessoa da equipe e possam administrar efetivamente os conflitos que possam surgir até a obtenção das melhores soluções.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas empresas já descobriram os benefícios de compor equipes com profissionais pertencentes aos grupos de diversidade, como LGBTQIA+, raça, gênero, etarismo e PCDs, entre outros. Já é comprovado que equipes plurais têm o poder de imprimir aos ambientes corporativos maior lucratividade, inovação, produtividade e criatividade.

É um direito de todos os indivíduos ter oportunidades iguais de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. Por isso, o primeiro passo, o mais básico, em um programa de diversidade é a busca da empresa por refletir em seus quadros funcionais a mesma composição demográfica do país em que está. No Brasil, por exemplo, onde 56% da população é formada por pretos e pardos, esse percentual precisaria estar refletido no quadro funcional de uma organização para que ela possa afirmar que seu programa de diversidade funciona.

Diversidades nas empresas abre vantagens a socidade e aos ambientes corporativos (Foto: Divulgação)

Apesar das aparentes vantagens e esforços que algumas empresas empreendem para criar uma equipe de trabalho formada por pessoas dos grupos de diversidade, a realidade é outra, já que poucas têm programas para atrair esses talentos.

Outros obstáculos que têm sido reportados nesse sentido incluem uma falta de consenso sobre quem deve dar suporte às iniciativas de diversidade e aos programas que têm sido postos em prática e que nem sempre são bem executados ou não se conectam com as diretrizes da empresa.

Mesmo quando há um movimento e as estruturas estão preparadas para apoiar os esforços de diversidade, o caminho para compor uma força de trabalho produtiva com essa característica não é tão simples e exige muita dedicação e acompanhamento das iniciativas.

Diante das dificuldades, a área com o maior potencial e capacidade para liderar os projetos de diversidade é a área de RH, exatamente por ser a “porta de entrada” das pessoas nas companhias.

Para que uma empresa seja inclusiva, a diversidade precisa começar nos processos seletivos, que por sua vez devem ser apoiados por ferramentas que avaliam o perfil comportamental e as competências dos candidatos, deixando de lado aspectos físicos e outros dos candidatos, assim como os vieses inconscientes dos recrutadores, que muitas vezes atrapalham a ampliação da diversidade.

Outro ponto importante a ser analisado refere-se à implantação efetiva da diversidade nas organizações, ou seja, não basta uma empresa afirmar que valoriza a diversidade, ela precisa ir além e criar programas que planejem e controlem a aplicação das iniciativas de diversidade, incluindo metas e resultados esperados no curto, médio e longo prazos.

Hoje é comum ver companhias focando em apenas alguns dos aspectos da diversidade, como raça ou gênero, mas os resultados podem ser melhorados se elas dedicarem atenção também à composição de equipes com personalidades variadas. Para isso, é preciso avaliar os traços comportamentais dos profissionais que farão parte dessas equipes, prevendo de que forma cada um pode contribuir para a obtenção dos resultados esperados dentro do programa de diversidade. Aqui, fica evidente mais uma vez a importância de uma área ou de um profissional dedicado exclusivamente ao tema.

Equipes diversificadas têm o potencial de serem mais produtivas e tomar as melhores decisões. Mas quando os membros de um time abordam tarefas de maneiras diferentes, conflitos relacionados a essas tarefas se tornam mais frequentes. Por isso, é preciso que os gestores conheçam o perfil comportamental de cada pessoa da equipe e possam administrar efetivamente os conflitos que possam surgir até a obtenção das melhores soluções. Nesse aspecto, a área de RH poderá contribuir a partir da aplicação de análises comportamentais nas equipes.

As organizações podem alcançar efetivamente os benefícios de uma força de trabalho diversificada e inclusiva apenas quando considerarem todos esses fatores. Com certeza esse é um caminho seguro para que elas se destaquem em seus setores e até mesmo inspirem outras iniciativas que avancem na garantia da igualdade de direitos para todos.

*Taís Rocha de Souza é psicóloga e diretora de Operações do Grupo Soulan



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES