Do Einstein ao SUS: internações por Covid-19 disparam em São Paulo

O aumento de casos e internações também foi notado pela rede privada de saúde.

Covid | iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O surgimento de uma nova subvariante do coronavírus, a pouca adesão às doses de reforço das vacinas e as aglomerações na campanha eleitoral voltaram a aumentar a transmissão do vírus. Em São Paulo, o retorno da pandemia de Covid-19 aumentou rapidamente os diagnósticos e as internações pela doença no SUS (Sistema Único de Saúde) e em hospitais da rede privada, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês.

 "Os dados apontam um crescimento acelerado nas admissões hospitalares em leitos covid no estado nas duas últimas semanas", afirmou ao UOL o coordenador da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia das universidades estaduais paulistas USP e Unesp

Como o Ministério da Saúde não consolidou os dados nacionais de internação, a Info Tracker colheu as informações no estado de São Paulo, capital, Grande São Paulo e interior. 

Internações por covid-19 aumentam tanto na rede pública quanto na privada (Foto: iStock)

O pesquisador e professor da Unesp diz que a preocupação é maior na capital e Região Metropolitana, em "uma escalada que se iniciou há duas semanas". 

Leia Mais

"A capital tem concentrado atualmente 60% das novas admissões hospitalares de todo o estado", calcula. "Esse aumento começa a reverberar, ainda que em menor grau, nas regiões adjacentes à Região Metropolitana, como Sorocaba, Campinas e São José dos Campos".

Einstein, Sírio, São Camilo: e a rede privada? 

O aumento de casos e internações também foi notado pela rede privada de saúde. Veja o que disseram ao UOL seis hospitais particulares com unidade em São Paulo: 

Hospital Albert Einstein. "O Einstein vem notando um aumento da taxa de positividade de covid-19 nos testes realizados nas últimas semanas", confirmou o hospital. Na unidade Morumbi, uma pequena alta foi notada na semana de 18 de setembro a 24 de setembro, quando a positividade saltou de 1,9% para 2,1% dos testes. 

Já de 30 de outubro a 5 de novembro, a positividade saltou para 28,5%. Assim, o número de pacientes internados também cresceu: passou de 16 para 51 de 18 de setembro a 11 de novembro.

Apesar do aumento de 218% no número de internados, o Einstein diz ter "flexibilidade para atender o aumento de demanda, não sendo necessário destinar, previamente, áreas específicas para a doença". 

Hospital Sírio Libanês. Com média de sete a dez casos por dia, o Sírio Libanês percebeu aumento para 12 casos diários a partir do dia 31 de outubro. Desde então, esse número não parou de crescer, com pico nesta semana. 

Em 8 de novembro, "tivemos um aumento para 22 casos de pacientes internados, confirmados ou com suspeita, sendo quatro em UTI", diz em nota a unidade de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES