Dobra o número de pedidos de resgate a animais em Teresina

O período de pandemia provocado pelo novo coronavírus vem sendo marcado pelo aumento de casos de abandono e maus-tratos contra os animais em Teresina.

Cresce o casos de animais abandonados em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abrigos e demais organizações que se dedicam para ajudar a proteger animais têm enfrentado uma alta no número de pedidos de resgate em Teresina. O Lar do Nando, um dos maiores abrigos da capital, atualmente recebe o dobro de solicitações. Leiliane Oliveira, uma das administradoras do abrigo, explica que o período de pandemia vem sendo marcado pelo aumento de casos de maus-tratos contra os animais

"Quase todos os dias nós recebemos em torno de 20 pedidos para salvar animais abandonados, presos em residências, acorrentados, esfaqueados e violentados", disse. 

Pandemia fez dobrar casos de abandono e maus tratos a animais em Tereins - Foto: Divulgação

Antes da pandemia, o abrigo tinha a média de 10 pedidos de resgate por dia. Na semana passada, em Luzilândia, interior do Piauí, um cachorro teve os olhos perfurados e ficou cego. O Lar do Nando acolheu Duque, nome do animal, para ajudar com a cirurgia e tratamento, já que os tutores passam por dificuldade financeira. O caso gerou revolta no estado e a Polícia Civil abriu um inquérito para encontrar o culpado.

Leiliane disse, que além da agressão física, os resgates em residências e prédios agora são mais frequentes "Também na semana passada, tivemos o caso de mais um cãozinho. Foi preciso arrebentar a grade e o portão, porque a polícia os bombeiros não puderam ir", acrescenta. O caso aconteceu no Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Os responsáveis pelo resgate gravaram toda a situação.

Mesmo em meio às situações revoltantes, o abrigo também recebe a força de um gesto nobre "Um fato vantajoso é que tem crescido o número de adoções. No período de pandemia, nós conseguimos doar mais de 20 animais, entre cães adultos e filhotes", completa.  Porém, nem todos conseguem usufruir da mesma felicidade de encontrar uma família. Lamentavelmente, a saída de gatos, filhotes e adultos, apresentou estagnação.

Abandono e maus tratos a animais cresce em Teresina - Foto: Divulgação

Denuncie - O responsável por abandono pode ser enquadrado na Lei dos Crimes Ambientais, que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, podendo ser agravada em caso de morte do animal. "Precisamos que a população continue denunciando para a delegacia, trazendo informações concretas, como endereço, vídeos/fotos dos animais maltratados", disse Edenilza Viana, delegada do Meio Ambiente. O crime por ser comunicado através do site dv.pi.pc.gov.br e pelo telefones 3230-2025/99934-1576.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES