Documentário “Mestre Pascoal” será lançado no Theatro 4 de Setembro

O cineasta piauiense ressalta sua satisfação em está entregando um longa de grande qualidade que enfatiza e registra a cultura local.

Mestre Pascoal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será lançado no próximo dia 22 de março, às 19h30, no Theatro 4 de Setembro, o documentário Mestre Pascoal que conta a história do artesão piauiense José Pascoal de Araújo Pereira (O Mestre Pascoal). A obra que é assinada pelo cineasta Valderi Duarte é uma produção independente da produtora Duarte Filmes que conta a história do artista piauiense, natural de Barras, que dedica sua trajetória há mais de 40 anos a arte santeira.

Sobre a escolha do artista para estrelar o audiovisual, Valderi Duarte explica a importância do artesão para o Piauí e para o mundo.

"Mestre Pascoal já era um conhecido nosso, mora na mesma região que eu, na zona Norte. Eu já sabia sobre a existência da arte santeira no Piauí e sua importância. Os mestres Dezinho e Expedito são os dois pioneiros da arte santeira no Piauí. Pascoal faz parte de uma segunda geração de santeiros, assim como Toinha Vieira, Cornélio, mestre Dico, entre outros. Escolhi o mestre Pascoal tanto pelo trabalho e obra dele quanto para mostrar um pouco da história da arte santeira e do seu surgimento", explica.

Documentário sobre Mestre Pascoal será lançado no dia 22 de março no Theatro 4 de Setembro. (Foto: Divulgação)

Leia Mais

Valderi Duarte destaca ainda a importância da arte santeira local que vai além do Piauí e do Brasil.

"A arte santeira piauiense é tida como principal polo produtivo nesse setor do país, principalmente aqui em Teresina. Temos mais de 150 santeiros no Piauí com destaques internacional como é o caso dos mestre Dezinho e Expedito que são artistas com formações autodidatas e intuitivas. O Mestre Pascoal já tem uma certa projeção no Brasil e no mundo, no filme, ele fala que já fez exposição na Itália e em outros lugares no Brasil. E como a divulgação dessa arte ainda é pouca, ele ainda não é muito conhecido, mas é reconhecido pela sua importância, pela sua obra e pela sua arte", ressalta.

 Pascoal faz parte de uma segunda geração de santeiros, assim como Toinha Vieira, Cornélio, mestre Dico, entre outros. (Foto: Divulgação)

O documentário foi gravado ao longo de dez anos e segundo Valderi Duarte de forma independente com poucos apoios, um deles foi o recurso advindo da Lei Aldir Blanc que ajudou na finalização do longa. 

"O Filme iniciou quase como um trabalho familiar, começamos a filmar o Pascoal em suas atividades nos finais de semana com a intenção de fazer um documentário. Tínhamos uma dúvida no começo se seria um curta ou um longa, mas depois me convenci que o longa era o correto. Então, a produção foi feita com o que tínhamos e alguns equipamentos emprestados. O Filme levou 10 anos na sua integralidade. Com a pandemia, passamos um ano sem filmar, isso atrasou. Nós fomos filmando o Pascoal ao longo desse tempo, algumas coisas já existia, outras foram surgindo e depois na edição, demos a forma final para o filme. E para finalizarmos surgiu esse apoio da Lei Aldir Blanc, via prefeitura de Teresina, e então conseguimos recursos que corresponde a cerca de 20% do orçamento para finalizar o documentário", esclareceu o cineasta.

Os ingressos para assistir o documentário do Mestre Pascoal custam apenas R$ 20 e podem ser adquiridos no site ingresse.com ( https://ingresse.com/estreia-do-filme-mestre-pascoal-documentario-longa-metragem). As vagas são limitadas.

No filme, Mestre Pascoal fala que já fez exposição na Itália e em outros lugares no Brasil. (Foto: Divulgação)

O cineasta piauiense ressalta sua satisfação em está entregando um longa de grande qualidade que enfatiza e registra a cultura local.

“Temos que ter nossa cultura, nossas imagens. Não tem sentido ficarmos consumindo só imagens produzidas de fora, temos que filmar o que é nosso e termos nossas manifestações culturais registradas”, afirma ressaltando sua enorme satisfação nesse momento.

Mestre Pascoal já tem uma certa projeção no Brasil e no mundo. (Foto: Divulgação)

“Há mais de 40 anos atuo no cinema piauiense, desde a época do Grupo de Mel de Abelha nos anos 80, depois estive na escola de Cuba EICTV (Escuela Internacional de Cine y TV) que é renomada e quando voltei enfrentamos todos os percalços de fazer cinema. Então, apareceu essa oportunidade de fazer esse longa-metragem. Se faz muito documentário mais jornalístico, o nosso é um documentário de cinema, com linguagem de cinema, enquadramento mais elaborado, iluminação, narrativa, tivemos essa preocupação cinematográfica com o filme, um documentário com linguagem cinematográfica feita por profissionais do Piauí”, concluiu Valderi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES