Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Documentário "Niède" está em cartaz nos cinemas de Teresina

A história da arqueóloga que dedica a sua a vida ao Parque Nacional Serra da Capivara é contada em um documentário que já está disponível nos cinemas de Teresina

Compartilhe

A história de uma mulher que cravou em sua vida o Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul do Piauí, Niède Guidon, arqueóloga brasileira, agora é contada em um documentário.

"Niède", dirigido por Thiago Tambelli mergulha em águas profundas e mostra os desafios enfrentados pela profissional para proteger e erguer um patrimônio da humanidade. O longa-metragem já está disponível nos cinemas de Teresina.

Em mais de duas horas de duração, o filme capta o começo da jornada da arqueóloga com arquivos dos anos 60 aos 80. No conteúdo, é evidenciada a força da arqueóloga para provar para entidades, organizações e sociedade sobre a verdade acerca da chegada do homem ao continente americano e as ricas provas espalhadas pela região do Piauí. 

FOTO: Divulgação

“O documentário revela o tamanho do esforço e dedicação de Niéde para preservar as memórias da pré-história e é uma celebração às nossas ancestralidades, humanas e naturais”, afirma Tambelli. 

"Niède” conta com depoimentos de quem esteve com a arqueóloga desde a sua chegada à região, como a amiga Sílvia Maranca; os mateiros João da Borda, Justino, Nilson e Nivaldo, que abriram os primeiros caminhos na caatinga e apresentaram centenas de tocas e pinturas; mulheres que tiveram sua vida modificada pela ação de Niéde de valorizar o feminino; ou ainda colegas da academia, como o atual chefe da Missão Francesa de Pesquisa na Serra da Capivara, o especialista em líticos, Eric Boeda.

O longa-metragem teve a participação de 25 profissionais, desde a fase de pesquisas, iniciada em 2016, até a finalização. A produção é da B&T Audiovisual, do Piauí, a coprodução da Lente Viva Filmes, e a distribuição da ELO Company. 

Em 2019, o filme participou do “É Tudo Verdade”, maior evento de documentários da América Latina, e se configurou como o primeiro longa com projeção nacional realizado por produtora piauiense a estrear no Festival.

A estreia de “Niède” nas demais regiões brasileiras está marcada para 17 de dezembro, nas plataformas digitais. 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar