Documentário “Niède” está em cartaz nos cinemas de Teresina

A história da arqueóloga que dedica a sua a vida ao Parque Nacional Serra da Capivara é contada em um documentário que já está disponível nos cinemas de Teresina

Niède | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A história de uma mulher que cravou em sua vida o Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul do Piauí, Niède Guidon, arqueóloga brasileira, agora é contada em um documentário.

"Niède", dirigido por Thiago Tambelli mergulha em águas profundas e mostra os desafios enfrentados pela profissional para proteger e erguer um patrimônio da humanidade. O longa-metragem já está disponível nos cinemas de Teresina.

Em mais de duas horas de duração, o filme capta o começo da jornada da arqueóloga com arquivos dos anos 60 aos 80. No conteúdo, é evidenciada a força da arqueóloga para provar para entidades, organizações e sociedade sobre a verdade acerca da chegada do homem ao continente americano e as ricas provas espalhadas pela região do Piauí. 

FOTO: Divulgação

“O documentário revela o tamanho do esforço e dedicação de Niéde para preservar as memórias da pré-história e é uma celebração às nossas ancestralidades, humanas e naturais”, afirma Tambelli. 

"Niède” conta com depoimentos de quem esteve com a arqueóloga desde a sua chegada à região, como a amiga Sílvia Maranca; os mateiros João da Borda, Justino, Nilson e Nivaldo, que abriram os primeiros caminhos na caatinga e apresentaram centenas de tocas e pinturas; mulheres que tiveram sua vida modificada pela ação de Niéde de valorizar o feminino; ou ainda colegas da academia, como o atual chefe da Missão Francesa de Pesquisa na Serra da Capivara, o especialista em líticos, Eric Boeda.

O longa-metragem teve a participação de 25 profissionais, desde a fase de pesquisas, iniciada em 2016, até a finalização. A produção é da B&T Audiovisual, do Piauí, a coprodução da Lente Viva Filmes, e a distribuição da ELO Company. 

Em 2019, o filme participou do “É Tudo Verdade”, maior evento de documentários da América Latina, e se configurou como o primeiro longa com projeção nacional realizado por produtora piauiense a estrear no Festival.

A estreia de “Niède” nas demais regiões brasileiras está marcada para 17 de dezembro, nas plataformas digitais. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES