Dois casos suspeitos de varíola dos macacos foram notificados no município de Timon (MA), cidade vizinha a Teresina. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS) os dois pacientes são do sexo masculino residentes no município, encontram-se isolados em domicílio e não possuem histórico de viagens.

"Um deles foi atendido na Rede de Saúde de Timon e o outro recebeu atendimento em Teresina, na rede particular. Os exames para detecção da doença foram colhidos pelo Lacen-PI e Lacen-MA. O município aguarda o resultado", informou a Secretaria, por meio de comunicado.

Doença causa erupções na pele | FOTO: ShutterstockDoença causa erupções na pele | FOTO: Shutterstock

A Secretaria reforçou que os casos continuam sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e Estratégia de Saúde da Família.  

"A Sems reforça ainda que as equipes de saúde já estão capacitadas para atender as possíveis demandas e o município possui o material para coleta de exames", informou a Secretaria Municipal de Saúde de Timon.

Casos confirmados no Maranhão

Até a última sexta-feira (12), dois casos já tinham sido confirmados no Maranhão: um homem de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem; e um homem de 38 anos, morador de São Luís, sem comorbidades e com histórico de viagem para Belo Horizonte (MG).