Dois prédios pegam fogo, e parte de um dos edifícios desaba na Ucrânia

As autoridades disseram que ataques com mísseis russos atingiram o centro da segunda maior cidade da Ucrânia

Dois prédios pegaram fogo, e parte de um dos edifícios desaba na Ucrânia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos dois prédios pegaram fogo, e parte de um dos edifícios desabou em Kharkiv nesta quarta-feira (2).

Soldados russos teriam desembarcado em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, segundo o jornal "The Guardian", que cita um comunicado do Serviço de Segurança da Ucrânia. De acordo com o órgão, por volta de 3h (22h de Brasília), aviões russos desceram com soldados que começaram a lutar com as forças ucranianas.

Foto mostra prédio que pegou fogo após ataque russo em Kharkiv no dia 2 de março de 2022 (Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia/AFP) 

Pelo menos 21 pessoas morreram e 112 ficaram feridas em um bombardeio na cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, nas últimas 24 horas, disse o governador regional Oleg Synegubov nesta quarta-feira (2).

As autoridades disseram que ataques com mísseis russos atingiram o centro da segunda maior cidade da Ucrânia, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração regional.

Leia Mais

Mais quatro morrem em Kharkiv, diz Serviço de Emergências ucraniano

Mais quatro morreram em Kharkiv na manhã desta quarta-feira (2), segundo o Serviço de Emergências da Ucrânia. Anteriormente, foi anunciado que um bombardeio havia matado 21 pessoas, de acordo com o governador Oleg Synegubov.

O prefeito da cidade de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que a cidade não vai se render às forças russas, e que os seus inimigos estão atacando com frequência pelo ar, inclusive bairros residenciais.

Mais quatro morreram em Kharkiv na manhã desta quarta-feira (2), segundo o Serviço de Emergências da Ucrânia - Imagem: Reprodução/g1

"Kharkiv é uma cidade onde se fala russo, uma em quatro pessoas aqui tem parentes na Federação Russa, mas hoje a forma de reagir à Rússia é completamente diferente do que era. Nós nunca esperamos que isso fosse acontecer: destruição total, aniquilação, genocídio contra o povo ucraniano, é imperdoável", disse ele.

Rússia afirma que tomou a cidade de cerca de 250 mil pessoas

O Ministério da Defesa da Russia afirmou nesta quarta-feira (2) que as forças armadas do país dominaram a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia. A informação é da agência de notícias russa RIA.

"As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controle total do centro regional de Kherson", afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

Mapa mostra a localização da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia (Foto: g1) 

O prefeito disse que a cidade está totalmente cercada pelos russos, mas que ainda há batalhas .

Kherson tem quase 250 mil pessoas, e fica ao norte da Crimeia (o território anexado pela Rússia em 2014).

Joe Biden chama Putin de ditador: “Está isolado como jamais esteve”

O presidente americano, Joe Biden, endureceu o seu discurso contra Vladimir Putin e anunciou mais sanções à Rússia pela guerra na Ucrânia, nesta terça-feira (1º), em seu primeiro Estado da União, tradicional pronunciamento que acontece uma vez por ano no Congresso dos Estados Unidos.

"Há 6 dias, Vladimir Putin, da Rússia, achou que iria abalar as próprias fundações do mundo livre, pensando que poderia fazê-lo se curvar aos seus caminhos ameaçadores, mas ele teve um erro de cálculo, ele se deparou com o povo ucraniano", disse Biden.

Joe Biden, endureceu o seu discurso contra Vladimir Putin Foto: Jabin Botsford/ Pool via AP 

O americano citou o discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao Parlamento Europeu e agradeceu a presença da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, que foi aplaudida de pé por membros do Congresso e convidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES