Dom Jacinto Brito recebe título de cidadania piauiense

A honraria foi proposta pelo deputado estadual Luciano Nunes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Assembleia Legislativa do Piauí concedeu nesta terça-feira (22) título de cidadania piauiense ao arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Luciano Nunes, uma forma de homenagear o arcebispo que é natural de Bacabal, no Maranhão.

Para Luciano Nunes, Dom Jacinto Brito tem cumprido sua missão junto à Igreja Católica em Teresina, seguindo o evangelho de Jesus. “Nosso arcebispo desenvolve um trabalho social de catequese, inspiração, humanização, e tem um testemunho muito forte de solidariedade e fraternidade. Portanto, é uma justa homenagem que nós piauienses prestamos ao arcebispo, que tem uma história de vida e luta e que já deu uma contribuição imensa para Teresina e para o Estado do Piauí”, disse o deputado.

Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, é natural de Bacabal, no Maranhão. Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Possui formação em psico-pedagogia.

Foi ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal, e nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedeu a Dom Antônio Batista Fragoso. É o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.

“Comecei minha missão na Arquidiocese de Teresina em fevereiro de 2012, uma missão bastante gratificante e enriquecedora. Me ordenei padre em 1962, atuei nos Estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia e Piauí, mas somente aqui me sinto totalmente num ponto de apoio. O Piauí é o Estado mais católico do Brasil e me sinto bastante confortável no Estado. Espero honrar o meu papel de cidadão piauiense”, afirmou Dom Jacinto Brito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES