Donald Trump é suspenso do Facebook por 2 anos e encerra blog

Ex-presidente foi suspenso do Facebook por pelo menos dois anos após seu “elogio pelas pessoas envolvidas” no mortal Motim do Capitólio de 6 de janeiro

Trump é bandido do Facebook | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Donald Trump foi suspenso do Facebook por pelo menos dois anos após seu "elogio pelas pessoas envolvidas" no mortal Motim do Capitólio de 6 de janeiro.

Leia Mais

O gigante das mídias sociais em um post no blog da empresa na sexta-feira divulgou um prazo para a suspensão da conta de Trump pela primeira vez desde a proibição do ex-presidente em janeiro.

"Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do Sr. Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos de aplicação", escreveu Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook.

Estamos suspendendo suas contas por dois anos, a partir da data da suspensão inicial em 7 de janeiro deste ano.’

No final da suspensão de dois anos, o Facebook disse que consultaria especialistas para decidir ‘se o risco para a segurança pública diminuiu’.

"Vamos avaliar fatores externos, incluindo casos de violência, restrições à reunião pacífica e outros marcadores de agitação civil", escreveu Clegg. "Se determinarmos que ainda há um risco sério para a segurança pública, estenderemos a restrição por um período de tempo definido e continuaremos a reavaliar até que esse risco tenha diminuído."

O post continua que "quando a suspensão for eventualmente levantada, haverá um conjunto rigoroso de sanções em rápida escalada que serão acionadas se Trump cometer mais violações no futuro". Essas sanções incluem a remoção permanente de suas contas e páginas.

Trump na sexta-feira criticou a decisão do Facebook como "um insulto" aos seus apoiadores.

"Eles não devem ter permissão para se safar dessa censura e silenciamento e, finalmente, venceremos", afirmou Trump. ‘Nosso País não aguenta mais esse abuso!’

A decisão do Facebook vem após críticas no mês passado de seu Conselho de Supervisão Independente sobre a natureza aberta da suspensão. O conselho instruiu o Facebook a avaliar sua decisão de proibir indefinidamente Trump e seguir sua política de suspensões limitadas ou remoções permanentes.

A decisão ocorre dois dias depois que o ex-presidente fechou permanentemente seu blog ‘From the Desk of Donald J Trump’, apenas 29 dias após lançá-lo. O blog que abrigou as declarações de Trump permitiu que os visitantes clicassem em um botão e as compartilhassem no Facebook e Twitter, ambos os quais o proibiram.

O blog de Trump em seu último dia recebeu apenas 1.500 compartilhamentos ou comentários no Facebook e Twitter, uma queda exponencial de seu engajamento nas populares plataformas de mídia social. Trump tinha 88 milhões de seguidores no Twitter e 32 milhões no Facebook. Um conselheiro de Trump disse que o ex-presidente desligou o blog porque estava furioso com o baixo tráfego.

Ex-presidente Donald Trump é banido do Facebook por dois anos 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES