Donos de salões de beleza serão orientados sobre protocolos de higiene

A gerente alerta ainda que, nestes locais, a ventilação natural deve ser priorizada, com a manutenção de portas e janelas abertas.

Salão de beleza | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para garantir o cumprimento das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, a Vigilância Sanitária de Teresina se reúne virtualmente amanhã (12), às 9h, com proprietários de estabelecimentos de beleza para tirar dúvidas sobre o protocolo higiênico sanitário específico da atividade. Para solicitar o link da reunião, os empresários devem entrar em contato com o sindicato da categoria ou com a Vigilância Sanitária por meio do telefone 3215-9102.

A ação está sendo complementada com uma blitz de fiscalização, que segue até o fim da semana por toda a cidade. Os fiscais estão verificando se os estabelecimentos de beleza cumpriram medidas como a disponibilização de pia ou álcool 70% nas entradas, presença de tapete sanitizante para os calçados, o distanciamento das cadeiras de procedimento e também a proteção dos trabalhadores dentro do estabelecimento. “No ato do atendimento, os trabalhadores devem higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, usar óculos de proteção ou protetor facial (face shield), além de máscara e avental ou jaleco de proteção”, afirma Jeanyne Seba, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Salões de beleza - Foto: Divulgação

A gerente alerta ainda que, nestes locais, a ventilação natural deve ser priorizada, com a manutenção de portas e janelas abertas. “Quando for necessário usar o ar condicionado, o aparelho deve ser ligado deixando alguma abertura para renovação do ar. Chamamos atenção que os filtros e dutos do aparelho devem ser mantidos limpos”, diz. Devem ser ainda priorizadas as formas de pagamento eletrônico e instaladas de barreiras de proteção em caixas e afins.

O protocolo específico determina ainda que os atendimentos devem ser agendados. “Alertamos para que toda a população que marque seu horário, evite aglomeração, mantenha o distanciamento e uso da máscara, levando ainda uma reserva. Isso porque você deve trocar a máscara caso ela seja molhada, sempre segurando pela haste e em local reservado”, orienta Jeanyne Seba. “Além disso, pedimos que a população só vá caso seja estritamente necessário, especialmente pessoas acima dos 60 anos ou com comorbidades”, diz a gerente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES