Dor de dente? Entenda como evitar e combater o problema

Especialista dá dicas para manter uma boa saúde bucal e sem desconfortos

| shutterstock/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Só quem já teve dor de dente sabe o quanto é desconfortável. Normalmente, o problema começa de forma leve e se ignorado ou tratado com remédios caseiros pode evoluir para uma dor intensa e insuportável, sendo até mesmo prejudicial para a saúde como um todo do indivíduo. Por isso, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista , ressalta a importância de procurar ajuda profissional ao menor sinal de incômodo na boca, para ter diagnóstico e tratamento mais precisos e evitar agravamento do caso.

Abaixo a especialista responde 4 dúvidas sobre dor de dente e como evitá-la:

• O que provoca a dor de dente?

Nosso dente é formado pelo esmalte, tecido que exerce a função de proteger o dente, e pela dentina que sustenta o esmalte e apresenta pequenos túbulos que a conectam à polpa do dente. A polpa por sua vez é um tecido vascularizado e composto por nervos, responsável pela vitalidade dos dentes e pela sensação de dor.

Sendo assim, quando qualquer agente agressor consegue atingir as inervações da polpa, ocorre a sensação de dor.

shutterstock/Reprodução 

• Quais as principais causas da dor de dente?

"Geralmente, a dor dente é causada por doenças bucais que estão associadas à má higiene bucal como cárie e doenças periodontais, que surgem com o acúmulo de placa bacteriana", esclarece. Outra causa pode ser a retração gengival, que deixa a raiz do dente exposta e se desenvolve com uma escovação muito forte ou periodontite. Por isso, é essencial consultar um dentista aos primeiros sintomas de dor e agir não só no combate da dor, como também na origem do problema.

3) A dor está insuportável, vou precisar extrair o dente?

O tratamento dentário vai depender do diagnóstico e da gravidade de cada caso. "Seguir as recomendações do seu dentista até a recuperação total e ir as consultas até o fim do tratamento é a principal recomendação. Nos casos em que há abandono do tratamento antes de sua conclusão, mesmo após o alívio da dor, o problema pode se agravar, uma vez que o tratamento não está concluído e o problema persistirá", argumenta.

A especialista comenta que as inovações na área da odontologia são muitas e que a odontologia hoje deve ser baseada na mínima intervenção, onde a extração dentária é o último recurso utilizado.

4) Como prevenir a dor de dente?

As principais doenças que podem acarretar a dor de dente são evitadas com a simples higiene bucal diária, incluindo escovação e uso de fio dental diariamente. "O paciente deve se atentar principalmente à limpeza entre os dentes, negligenciada por muitos, porque as cerdas da escova não alcançam essas regiões e concentram placa bacteriana, causando inflamação gengival, doenças periodontais e lesões de cárie", explica.

A profissional comenta que já existem produtos que tornam a limpeza entre os dentes muito mais prática e fácil, como é o caso dos fios dentais com cabo e dos palitos interdentais, em que o paciente consegue fazer a limpeza interdental com uma única mão e de forma mais rápida. "A visita ao dentista de seis em seis meses também ajuda a prevenir doenças que causam a dor de dente", conclui.(Fonte:da GUM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES