Doutor Pessoa autoriza progressão de carreira para servidores da FMS

As progressões que serão repassadas aos mais de 11 mil servidores irão provocar um impacto financeiro de quase R$ 900 mil para a administração municipal.

Progressão de carreira | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina anunciou nesta segunda-feira (28) a promoção e progressão de carreira de 11.800 servidores públicos efetivos da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O comunicado foi feito no prédio do Sindicato dos Médicos do Estado Piauí (SIMEPI). O ofício com as deliberações municipais que garantem promoção horizontal no ambiente de trabalho foi repassado à diretora financeira do SIMEPI, Lúcia Santos.

“Fui chamado para celebrar, concretizar uma reivindicação da classe médica, da qual faço parte. Portanto, no sentido positivo, todas serão concretizadas. Nenhuma classe ficará de fora”, explicou o prefeito.

Lucia Santos assina ofício que garante promoção e progressão de carreira (Foto: Raissa Morais)

Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, ressaltou que as progressões de carreira serão concedidas em abril e que todas as classes da saúde serão beneficiadas com a medida. FMS ainda vai analisar os requerimentos apresentados ao órgão para disponibilizar as datas das promoções.

As progressões que serão repassadas aos mais de 11 mil servidores irão provocar um impacto financeiro de quase R$ 900 mil para a administração municipal. "Tínhamos uma solicitação dos médicos, que é uma das categorias que estava há mais tempo sem receber a progressão, desde 2017, mas que agora serão beneficiados, assim como todos os demais trabalhadores da saúde do município”, frisou Gilberto.  

Diretora finaceira do SIMEPI, Lúcia Santos (Foto: Raissa Morais)

A diretora financeira do SIMEPI comunicou vai divulgar o ofício apresentado pela prefeitura durante uma assembleia extraordinária na terça-feira (28). Médicos da rede municipal apresentaram um indicativo de paralisação na semana passada em razão das condições de trabalho. "A nossa classe nunca parou na pandemia, mas foi uma das únicas que não recebeu benefícios durante todo esse esforço. Muita gente morreu e enfrentou dificuldades", falou.

Confira o ofício da Prefeitura de Teresina repassado ao SIMEPI:

Apraz-me cumprimentá-lo, ao tempo em que, a propósito das demandas contidas no Oficio citado em epígrafe, datado de 21 de março último, informo a Vossa Senhoria que, seguindo planejamento administrativo e considerando direito subietivo pertencente à categoria protissional médica, todas as progressões acumuladas serão concedidas no mês de abril com eretos nanceiros a partir de maio deste ano, bem como as promoções serão analisadas conforme os requerimentos. Assinado, Doutor Pessoa.

"Sou idoso e tenho comorbidade, vou continuar usando", diz Doutor Pessoa sobre a flexibilização do uso de máscara

A partir desta segunda-feira (28), está liberado em Teresina a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Todo o Piauí inicia, também nesta segunda, a flexibilização em ambientes abertos. Durante anúncio da progressão de carreira aos servidores da saúde de Teresina, o prefeito Doutor Pessoa destacou que a medida é facultativa. “Sou idoso, tenho comorbidade e vou continuar usando. Quem quiser usar, é melhor ainda”, falou.

Doutor Pessoa sobre flexibilização das maścaras: "Vou continar usando"Sem máscara, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, atribuiu a decisão à redução do número de casos, internações e mortes causadas pela Covid-19. 

"Tem gente usando, gente não usando, é facultativo, nós estamos mostrando a vocês que é seguro e por isso eu não estou usando. É até bom que as pessoas usem, pois ela [máscara] protege de gripe e protege de algumas doenças que são transmitidas pela boca. Nós estamos sendo sinceros com a população de Teresina, no momento que os números disseram que era perigoso, nós discutimos inúmeras vezes que precisava usar”, falou.

É seguro, disse Gilberto Albuquerque sobre a flexibilização do uso de máscara (Foto: Raissa Morais)

Vacina contra a gripe em drive-thru

Leia Mais

Albuquerque ressaltou que a capital agora vai focar no incentivo à dose de reforço contra a COVID-19 em adultos e no andamento da campanha de vacinação contra a influenza, que também será realizada na modalidade drive-thru.

O Ministério da Saúde inicia no dia 4 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

 “Precisamos trabalhar com a população adulta de Teresina para que eles compareçam aos pontos de vacinação. A quarta dose, por exemplo, nós começamos na última segunda-feira. Teremos drives no final de semana e também teremos drive da vacinação da influenza”, comentou.

Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte. Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES