SEÇÕES

Drive-thru com testes de Covid-19 tem mais de 40 casos positivos em 3h

Motoristas formaram fila de quase um quilômetro nas ruas de Santos, litoral paulista.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas primeiras duas horas de funcionamento do Centro de Testagem da Covid-19, montado no Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias) neste sábado (30), 41 testes rápidos já apontaram resultado positivo para o novo coronavírus. O drive-thru foi organizado pela Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, e seguirá realizando testes até quarta-feira (3), sempre das 8h às 14h.

Segundo apurado pelo G1, os dados são superiores aos obtidos em 13 de maio, quando foi realizado o primeiro dia de testes rápidos no drive-thru montado no Mendes Convention Center. Na data, a Prefeitura registrou 25 resultados positivos em seis horas de atendimento.

Até a publicação desta reportagem, já haviam sido feitos mais de 1.100 testes rápidos na população santista. Os motoristas formaram fila de quase um quilômetro pela manhã, que chegava até o cruzamento da Avenida Senador Feijó com a Rua João Eboli, segundo informações Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Para a melhor fluidez do trânsito, a orientação é para que as pessoas ingressem na fila sempre na Avenida Senador Feijó e façam o caminho até chegar na Rangel Pestana.

Funcionamento

O serviço está disponível apenas para moradores de Santos, que devem apresentar documento com foto e comprovante de residência. Logo ao chegar ao local, o morador faz um cadastro e a aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o estado de saúde dela.

Atendendo a todos os requisitos, o morador segue para o teste rápido que coleta sangue do dedo. Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo.

Após 15 minutos, a pessoa recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR, que tem efeito confirmatório do diagnóstico. Dois mil kits de RT-PCR estão reservados para a ação. Após cerca de três dias úteis, o resultado é encaminhado para a policlínica do bairro em que a pessoa mora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos