Duas mil crianças do interior do Piauí aprendem a tocar flauta

Duas mil crianças do interior do Piauí aprendem a tocar flauta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 2 mil crian?as e jovens de cinco munic?pios do Piau? v?o ter aula de flauta gratuitamente a partir do come?o do per?odo letivo deste ano. A boa not?cia est? sendo poss?vel atrav?s do trabalho do Projeto M?sica para Todos, que agora come?a a se interiorizar. H? nove anos, m?sicos de qualidade s?o formados na capital gra?as ao projeto. As cidades atendidas nessa primeira etapa ser?o: Jos? de Freitas, Batalha, Porto, Barras e Cabeceiras.

"Desde o ano passado estamos com oficinas para a forma??o de instrutores nessas cidades. Agora, vamos poder colher os frutos e repassar esses conhecimentos para os alunos", comenta o coordenador do Projeto, Lu?s S?, complementando que as aulas acontecer?o tanto em escolas estaduais como municipais, bem como associa?es destes munic?pios. E n?o p?ra por a?, continuaremos com este trabalho visando chegar a outros vinte munic?pios da regi?o Norte.

Hoje, pelo menos 1100 alunos dos Cursos Livres de M?sica assistem aulas de viol?o, teclado, bateria, entre outros instrumentos musicais. Para este ano, as aulas est?o programadas para reiniciarem no dia 11 de fevereiro, para os alunos que j? fazem parte do projeto. "Lembramos que os alunos veteranos t?m que vir aqui, de 14 de janeiro a 02 de fevereiro, para realizarem a rematr?cula", avisa Lu?s.

Com rela??o aos novos alunos, o diretor comenta que j? foi feita uma sele??o, via lista de espera, e que todos os novos estudantes j? foram comunicados da vaga. As matr?culas j? est?o abertas e acabam no dia 16 de fevereiro. "Aqui h? uma imensa lista de espera e estamos convocando aqueles que se inscreveram primeiro. Eles receberam comunicado da oportunidade e precisam fazer a matr?cula, sob pena de perderem a vaga para o candidato seguinte", disse Lu?s.

Al?m das aulas na sede do projeto, o M?sica Para Todos tamb?m vai reiniciar os Cursos de Inicia??o Musical nas escolas p?blicas da capital. Pelo menos 1800 estudantes recebem o curso de m?sica gratuitamente, da 4? at? a 8? s?rie. "? um trabalho muito interessante e que rende bons frutos, pois a m?sica ajuda as crian?as a gostarem mais da escola e at? a estudarem mais", complementa Lu?s.

H? nove anos o Projeto M?sica para Todos iniciou suas a?es no Piau?, acumulando cada vez mais alunos e oferecendo uma nova oportunidade aos menos afortunados. Crescendo sempre e se desenvolvendo cada vez mais, o Projeto tem conseguido o apoio de v?rias empresas.

Contribuem para o sucesso do projeto, que hoje promove a socializa??o de 3.000 crian?as e jovens, atrav?s da m?sica, o Grupo Votorantim a OI e Correios, bem como o apoio do Armaz?m Para?ba, Pintos, Gr?fica Halley, Cacique e Col?gio Anglo.

O Projeto M?sica Para Todos ainda aguarda o resultado da Petrobr?s, o que acontecer? em maio pr?ximo. "Tamb?m recebemos desde o in?cio de 2006 financiamento atrav?s do Fundo Nacional de Cultural, um outro mecanismo da Lei Ruanet, do Minist?rio da Cultura. Com esta ajuda muito significativa, n?s que fazemos o Projeto conseguimos deduzir substancialmente nossas pend?ncias financeiras, que se acumularam devido ao pouco apoio obtido nos seus primeiros anos", concluiu Lu?s S?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES