SEÇÕES

Duas pessoas são mortas por atiradores perto de sinagoga na Alemanha

Polícia iniciou operação de busca pelos assassinos e uma pessoa foi presa; judeus celebram o Yom Kipur nesta quarta-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Homens armados mataram duas pessoas nesta quarta-feira, 9, próximo a uma sinagoga na cidade de Halle, na Alemanha. Segundo testemunhas, os atiradores usavam roupas camufladas, estavam armados com metralhadoras e fugiram de carro.

Segundo o jornal Bild, os agressores ainda jogaram uma granada em um cemitério que fica ao lado da sinagoga. A polícia iniciou uma operação de busca pelos assassinos e uma pessoa foi presa, mas sua identidade não foi revelada.

Foto: Sebastian Willnow/AP

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem usando colete à prova de balas e capacete, disparando várias vezes por detrás de um carro. Não fica claro qual a arma utilizada durante o ataque.

Pelo Twitter, as autoridades de Halle pediram que os moradores permaneçam em suas casas até que a situação seja normalizada. As duas vítimas do ataque são uma mulher e um homem.

A polícia acredita que três homens estejam envolvidos no ataque. Os suspeitos supostamente fugiram em direção à cidade de Leipzig, no estado da Saxônia.

De acordo com uma testemunha, cerca de cinco ou seis pessoas estavam no local no momento do ataque e os atiradores apresentava um comportamento “muito agressivo”. Fontes da comunidade judaica de Halle afirmaram à imprensa local que eles tentaram arrombar a porta da sinagoga.

Segundo o Bild, os atiradores usaram um táxi roubado para fugir após dispararem contra as pessoas que se reuniam na rua da sinagoga. O motorista do carro reagiu ao roubo e ficou ferido.

Paralelamente, as autoridades investigam uma possível relação entre esse ataque e outro tiroteio ocorrido na região de Landsberg, a 15 quilômetros de Halle. As circunstâncias desse segundo incidente ainda não foram esclarecidas.

A estatal de transportes alemã Deutsche Bahn fechou a estação ferroviária de Halle. A cidade é a maior do estado da Saxônia-Anhalt e está localizada a cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Berlim.

Nesta quarta os judeus celebram o Yom Kipur, o dia mais mais sagrado do calendário judaico. O feriado começou no pôr do sol da terça-feira, e continua até o final desta tarde. O dia é dedicado ao jejum, à oração e à reflexão, ao arrependimento e ao perdão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos