Dudinha Show: a rotina de uma youtuber mirim

Eduarda Mácula tem apenas 8 anos, mas já atrai a audiência de um público cativo nas suas publicações

Eduarda Mácula tem muitos seguidores nas redes sociais | Leo Vilari
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas crianças usam a internet para compartilhar a sua rotina e, quando se dão conta, já estão no universo das blogueiras mirins. Algumas delas começam a se destacar nas redes sociais por influência dos pais ou porque trabalham como modelos mirins desde cedo, mas, na maioria dos casos, a iniciativa parte da própria criança. Em Teresina, a youtuber mirim Dudinha Show, conta com quase 100 mil inscritos no seu canal no YouTube, 37 mil seguidores na rede social Instagram e faz um verdadeiro sucesso na internet.

Eduarda Mácula tem apenas 8 anos, mas já atrai a audiência de um público cativo nas suas publicações devido ao seu carisma e espontaneidade. Ela iniciou a carreira como modelo mirim e foi Mini Miss Piauí em 2018. Aos 5 anos de idade, pediu para sua mãe criar seu canal no YouTube e, desde então, não parou mais. A influenciadora mirim é bastante comunicativa e adora gravar vídeos, mas como toda criança também faz outras atividades, brinca, toca, faz cursos e é uma excelente aluna. Por falar nisso, ir bem na escola é o fator predominante para continuar fazendo os vídeos.

Crédito: Leo Vilari

“Eu tinha 5 anos quando assisti um vídeo no YouTube ensinando a fazer uma massinha e eu quis fazer um vídeo do mesmo jeito e minha mãe gravou. Fiz o vídeo, minha mãe postou no YouTube e eu disse pra ela que queria criar um canal e comecei a fazer vídeos, mostrando paletas de maquiagem, roupas, mas a gente ainda não tinha o nome do canal até que uma seguidora disse que eu era show e imediatamente minha mãe teve a ideia de colocar o nome 'Dudinha Show', porque meu nome é Eduarda”, declarou a youtuber.

Eduarda revela que recebe muitas ideias e sugestões de conteúdo das suas amigas para gravar os vídeos e outros surgem da conversa entre ela e a mãe. “Os vídeos, eu gravo uma, duas vezes por semana. A minha mãe que grava e enquanto ela está gravando, eu nem sinto que é uma gravação, eu penso que estou me divertindo e brincando. Minha mãe que grava, edita e posta e eu estou só me divertindo”, revelou.

Dudinha conta que só lê os comentários deixados no YouTube e Instagram, junto com sua mãe e se sente muito bem quando percebe que as pessoas gostam dos seus vídeos. Além dos vídeos no YouTube, a pequena tem utilizado a grande visibilidade que conquistou através dos seus seguidores no Instagram para indicar serviços e lojas que costuma frequentar, como lojas de brinquedos, roupas infantis, além de compartilhar um pouco da sua rotina nos stories.

Crédito: Leo Vilari

Por falar em rotina, Dudinha tem o dia bastante preenchido e divide o tempo entre as atividades escolares, brincadeiras e gravações. Como toda criança, é muito ativa e tem energia de sobra, por isso, faz aula de música, toca teclado, faz natação, aula de artes, curso de culinária para crianças, brinca de patins, bicicleta, balanço, boneca e sonha em continuar trabalhando como youtuber e seguir na carreira da moda e da beleza.

“Eu estudo, brinco, estudo, mas também tem a hora de gravar e quando eu crescer, quero continuar sendo youtuber e como fui Mini Miss Piauí 2018, quero continuar nesse ramo da moda e de modelo”, declarou a estudante do 3° ano do ensino fundamental.

Crédito: Leo Vilari

Brincadeira que virou coisa séria

A funcionária pública Roberta Mácula acompanha de perto a carreira da filha, fazendo questão de participar de todo processo, desde a criação do conteúdo, gravação, edição, postagens e monitoramento dos acessos e comentários dos vídeos. Ela faz isso para controlar e monitorar o tempo de uso.

“Eu criei o canal porque ela me pediu, mas a minha intenção, no início, era gravar vídeos dela para enviar para os avós dela que não moram em Teresina. Mas como ela me pediu para gravar para o YouTube e as pessoas foram pedindo, nós criamos essa rotina de gravar toda semana por conta dos pedidos. Foi virando uma coisa mais séria sem que percebêssemos”, conta.

Roberta destacou que em pouco tempo, Eduarda passou a ganhar inscritos e pessoas que começaram a curtir os vídeos publicados e compartilhar entre os amigos. “Até o dia 15 de janeiro de 2019, ela já tem 95.800 mil seguidores e está quase fazendo 100 mil seguidores que é o grande sonho dela ganhar a placa de prata. Então foi assim, começou como uma brincadeira e foi ficando sério”, destacou. (W.B.)

Cuidados e medidas de proteção

A mãe da mini youtuber ressalta, no entanto, que apesar de as gravações terem se tornado algo que tomou uma visibilidade maior, faz questão de que tudo seja algo leve para a filha. “Eu penso que nada pode ser exagerado, ela tem o horário de brincar, de assistir vídeos no Youtube, de gravar, tem horário para ler um livro, ela tem a hora dos esportes, do lazer, ela toca teclado, na semana de prova ela só grava um vídeo por essa semana. Então é uma seriedade entre aspas, porque ela não tem que fazer, ela faz porque gosta e sobra tempo livre na rotina dela. A minha intenção é desenvolver esse lado comunicativo dela”, afirma.

Crédito: Leo Vilari

Roberta Mácula conta que sempre acompanha os comentários e o feedback do público, devido aos perigos que ainda existem no ambiente virtual e afirma fazer um filtro dos comentários, além de estipular o horário de uso. “Eu tomo uma série de cuidados e medidas protetivas, por exemplo, ela não tem a senha de nenhuma das contas nas redes sociais, ela não posta nenhum conteúdo sem minha autorização, todos os vídeos sou eu que gravo, ela só ler os comentários sob a minha supervisão e o YouTube tem ferramenta para evitar ataque de haters através de algumas palavras-chaves”, pontuou. (W.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES