Eclipse solar será visível de forma parcial no Brasil; saiba como

Visualização do fenômeno será total apenas em uma faixa de terra entre o Chile e Argentina.

| Foto: Nelson Falsarela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (2), o Chile e a Argentina terão a oportunidade de assistir a um eclipse solar total. No Brasil, teremos a mesma chance apenas em 2045. Desta vez, vamos poder ver a versão parcial do que acontecerá nos países vizinhos, quando apenas parte do Sol é "escondida" pela Lua. Com informações do G1.

Ainda assim, nem todos os estados do Brasil conseguirão assistir. Além disso, o tempo precisa colaborar, sem muitas nuvens. Veja as capitais e estados onde o fenômeno acontecerá na forma parcial:

Trajetória e duração

A visualização do eclipse começará sobre o oceano às 13h55 (horário de Brasília) e às 18h50 o último ponto na superfície terrestre verá o fim do eclipse. Justamente por isso, os horários variam conforme a localização da cidade. No Brasil, o evento vai ocorrer já no fim da tarde e será visto em 14 das 27 capitais brasileiras.

Eclipse poderá ser visto de forma parcial em várias capitais do país hoje, 2. Foto: Nelson Fasarela.

Como assistir

O fenômeno poderá ser visto em algumas áreas do Brasil, mas não de forma total, pois a região está fora da área atingida pela sombra do alinhamento entre Sol, Lua e Terra.

Astrónomos orientam que não se deve observar o eclipse sem proteger os olhos contra os raios ultravioleta. "O melhor filtro é o óculos de soldador, que é vendido em casa de ferragem."

O eclipse será total no Chile, que está recebendo milhares de turistas, e na Argentina. Nos dois locais, principalmente no Chile, será possível ver tudo às escuras, pois a Lua estará entre o Sol, tampando seus raios, e a Terra. O próximo evento do tipo acontecerá em 14 de dezembro de 2020 - geralmente, um eclipse solar é visível em alguma parte do mundo a cada 18 meses, em média - também em sua forma total no Chile e na Argentina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES