Economia: indústrias piauienses necessitam de inovação e de incentivo

Ao longo do ano de 2021, a indústria piauiense tem alcançando grandes avanços no volume de produção e no nível de utilização de capacidade instalada

Economia: indústrias piauienses necessitam de inovação e de incentivo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao longo do ano de 2021, a indústria piauiense tem alcançando grandes avanços no volume de produção e no nível de utilização de capacidade instalada. Contudo, o setor ainda enfrenta dificuldades devido às taxas cobradas e impostos de produtos referente aos frequentes aumentos de preços no Brasil e em especial no Piauí. O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) defende que o setor necessita de inovações e maior incentivo por parte do Governo Estadual para que o segmento provenha de maior desenvolvimento e crescimento econômico.

Um dos principais tripés para a renovação da indústria do Piauí é a inovação. Andrade Júnior, presidente do CIEPI, informa os benefícios que o incentivo e inovação tecnológica podem trazer ao setor industrial. “É preciso ter um forte investimento público na tecnologia, ciência e pesquisa para se ter uma indústria mais pujante e desenvolvida. A Federação das indústrias do Estado do Ceará (FIEC) tem um índice muito interessante, que é o índice FIEC de inovação.  Nesse parâmetro eles colocam qualidade da graduação do Estado, qualidade da pós-graduação, recursos públicos colocados na ciência e tecnologia e também a quantidade de doutores e mestres que estão dentro do chão de fábrica. Para se ter uma ideia, a posição do Piauí nesse quadro avaliativo está na 21ª colocação. Isso prova que precisamos investir mais na ciência e inovação", disse.

Andrade Júnior, presidente do CIEPI - Foto: Ascom

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou para baixo a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria para 2021. A nova previsão é de alta de 6,1% ante 6,9% feita em julho, de acordo com o Informe Conjuntural do 3º trimestre. O PIB brasileiro deve se expandir 4,9%. No Piauí, a perspectiva para os próximos meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 68,2% em julho de 2021, índice superior ao do mês de junho que foi de 58,7%. O otimismo foi maior até que o da região Nordeste com perspectivas de aumento da demanda por produtos de 51% em julho de 2021.

Andrade Júnior comenta ainda sobre a parceria que está sendo realizada com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). “Estamos com uma parceria muito forte com o Instituto Federal do Piauí, nós estamos bem avançados nos diálogos e tivemos diversas reuniões. A ideia é levar os mestres e doutores para as indústrias, nós acreditamos que essa ação irá contribuir para o desenvolvimento e de inovações no setor. Com essa ação nós trazemos a academia para dentro das indústrias”, conclui o presidente do CIEPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES