70% dos trabalhadores brasileiros ganham menos hoje do que há dois anos

Isso é reflexo da inflação. A alta de preços tem sido recorde nos últimos tempos, triplicou desde o terceiro trimestre do ano passado.

Alta de preços diminui poder de compra do trabalhador | Thinkstock/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um cruzamento de dados inédito feito pelo economista Daniel Duque, da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que 70% dos trabalhadores ganham hoje menos do que recebiam em 2019, antes da pandemia. Isso é reflexo da inflação. A alta de preços tem sido recorde nos últimos tempos, triplicou desde o terceiro trimestre do ano passado.

O economista fez os cálculos com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, a inflação oficial) de junho, que ainda estava em 8,35%, considerando o acumulado em 12 meses. Hoje, está em 10,25%. Portanto, os efeitos devem ficar mais intensos com o avanço dos preços. 

Alta de preços diminui poder de compra do trabalhador brasileiro | FOTO: Thinkstock/Getty Images 

Os brasileiros que estão no topo da pirâmide social conseguiram preservar ou elevar a renda nos últimos dois anos. Entre os 10% mais ricos, o ganho real chegou a 8%.

Nesta segunda-feira (1º), o Boletim Focus, relatório semanalmente divulgado pelo Banco Central com participação de agentes do mercado financeiro, previu que a inflação termine 2021 em 9,17%. Na prática, a cada dia o seu salário vale menos, e tudo fica mais caro.

Com informações da Agência O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES