Adapi faz varredura para eliminar foco de peste suína no Piauí

Equipe da Adapi permanece em Demerval Lobão fazendo acompanhamento das comunidades

Secretária Simone Pereira | Divulgação CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está no município de Demerval Lobão até quinta-feira (1º) para investigação e protocolos para erradicação dos focos de peste suína.

A secretária do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do Estado (Seagro) Simone Pereira, disse nesta segunda-feira (29), que uma equipe formada pela Seagro, Delegacia do Ministério da Agricultura e Adapi entrou com processo de investigação, fez toda orientação conforme protocolo do Ministério da Agricultura. "Os animais foram sacrificados e a equipe técnica da Adapi continua na região fazendo a varredura e acreditamos que o foco está controlado", disse a secretária.

A secretária Simone Pereira conversou com os moradores e a Seagro junto com Adapi assinou decreto de criação de um comitê de enfrentamento à peste suína, com validade para 60 dias para observar a criação da região e certificar de que não existe qualquer rastro de foco da peste suína. "Recebemos a determinação do governador Wellington Dias para agilizar a indenização das famílias que tiveram os animais sacrificados", diz a secretária.

Segundo a secretária, a peste suína não é transmitida ao ser humano. No entanto, a qualidade da carne é comprometida e a incidência da peste suína é prejudicial aos produtores.

Secretária Simone Pereira, do Agronegócio (CCOM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES