Agência prevê consumo maior de petróleo

Aumento reflete principalmente consumo nos países asiáticos, em particular a China

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumo mundial de petróleo crescerá 2% em 2010 na comparação com 2009, anunciou em Paris a IEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia), que representa os interesses dos países ricos. Neste ano, de acordo com a previsão, o mundo consumirá 86,6 milhões de barris de petróleo por dia, contra 84,9 milhões em 2009.

O volume previsto agora representa uma leve alta de 30 mil barris diários em relação à previsão divulgada em março. O aumento na previsão de demanda reflete principalmente o consumo nos países asiáticos.

Ao mesmo tempo, a AIE destacou uma queda da produção em março, que foi de 86,6 milhões de barris diários - ou 220 mil a menos que fevereiro.

No último dia 17 a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) manteve inalterada a cota de produção de petróleo dos países-membros em 24,84 milhões de barris diários.

Nos próximos dias 15 e 16 o presidente da China, Hu Jintao, visitará o Brasil e deve anunciar fortes investimentos no país, no setor de petróleo, mas também nas áreas de mineração e siderurgia.

A Petrobras e a estatal petrolífera chinesa Sinopec discutem parceria que pode levar à exploração conjunta de petróleo no Brasil e trabalham para que o acordo seja anunciado durante a visita do presidente chinês.

A Sinopec já tem participação de 20% em dois poços da Petrobras no Pará. Além disso, a companhia brasileira negocia novo empréstimo de R$ 17,6 bilhões (US$ 10 bilhões) com o Banco de Desenvolvimento da China, que pode ser anunciado na visita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES