Agro deve produzir 2,9 mi de toneladas de soja em 2022 no Piauí

Estado possui duas cidades que figuram entre as 50 cidades mais ricas em agronegócio. A expectativa é que o Estado aumente a produção em até 10% este ano

Cultivo da soja cresce no estado do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lucrécio Arrais

Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí, no Sul do Piauí, figuram entre as 50 cidades mais ricas em agronegócio do país. A resposta para esse destaque é uma só: soja. A expectativa é que o Estado aumente a produção em até 10%, chegando a 2,9 milhões de toneladas produzidas em 2022.

A lista, que mostra o relatório de 100 cidades, a partir de dados do Ministério da Agricultura, destaca o Piauí em um patamar importante na pauta de exportação nacional. Para se ter ideia da dimensão do crescimento, a soja hoje responde por 77% de tudo que é exportado pelo Piauí. Em 2020, a soja respondia por 70% da fatia da pauta.

Soja teve der um salto em produção esse ano - Divulgação

Dados

O maior comprador da soja piauiense é a China. O valor exportado saltou de 400 milhões, em dezembro de 2020, para 600 milhões no mesmo período de 2021. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Países como a Holanda e Espanha também se destacam entre os compradores.

Ampla necessidade do produto no mercado - Divulgação

Alimentação humana

Mas por que a soja é tão importante? O produto agrícola não vai apenas no shoyu do sushi ou na carne de soja consumida pelos veganos. Na verdade, sem o grão seria difícil comer carne no país. A soja, que é demandada para a alimentação humana e de animais, é essencial para várias cadeias produtivas, daí a ampla necessidade do produto no mercado internacional.

É o que explica Alzir Neto, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja-PI).  "Ela é a base de 70% da ração do frango, do suíno do bovino. Tem o óleo de soja, tem a margarina. A dona de casa pode não conhecer uma plantação de soja, mas no cotidiano de todo mundo tem composto de soja", revela.

Sudoeste do Estado tem vocação

A produção de soja do Piauí está concentrada na mesorregião do Sudoeste piauiense, que é uma região de Cerrado, com chapadas de topografia extremamente planas, excepcionais para a mecanização da produção.

Segundo Alzir região incentiva produção - Divulgação

Máquinas

O relevo favorece a utilização de máquinas para arar, colher, por exemplo. "Além disso, temos um volume de chuvas interessante, que soma no processo de correção do solo. É uma região que naturalmente incentiva a produção. Facilita para boa parte das culturas agrícolas. Mas a soja se destaca porque está na mesa de todo mundo em diversos aspectos", acrescenta Alzir Neto.

A região de Baixa Grande do Ribeiro tem uma vocação muito grande para a produção de soja. E isso explica o fato do município despontar em nível nacional. 

"Ainda tem muita área que pode crescer. Continua sendo a principal cidade de produção, tendo Uruçuí em segundo lugar. O mundo inteiro compra soja, então é um produto muito demandado. A China consome muita soja. Os Estados Unidos também", avalia o presidente da Aprosoja.

Soja do Piauí em números

A expectativa para a produção de 2022 é muito alta, com a possibilidade de um novo recorde para o agronegócio piauiense.

"Esperamos um crescimento de até 10% na produção de grãos nos Cerrados. A Rodovia Transcerrados, quando estiver com asfaltamento concluído, será uma das rodovias principais", explica Alzir Neto.

Em 2021 a produção chegou a 2 milhões e 600 mil toneladas de soja. "Em 2022 vamos bater esse número, chegando próximo de 2,9 milhões de toneladas de soja", prevê o presidente da Aprosoja.

Cenário local da produção da soja tem crescido - Divulgação

Cenário

A participação do Piauí no cenário produtivo local e nacional tem alcançado destaques significativos a cada ano que passa.

 "Recentemente o Ministério da Agricultura trouxe uma lista com os cem principais municípios representativos para o PIB do Agronegócio brasileiro e entre eles dois municípios do Piauí. Isso reflete a importância que o Piauí vem ganhando em nível nacional. Ainda que continuemos a enfrentar sérios problemas de logística e infraestrutura para escoar nossa produção”, finaliza o produtor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES