Anatel define código 0304 para identificar chamadas de cobranças

A Anatel aprovou o uso do código 0304 para identificação de chamadas de empresas de cobrança, com o propósito de combater as ligações abusivas.

Chamadas serão identificadas com código 0304 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chamadas realizadas por empresas de cobrança deverão ser identificadas com o código 0304 no início. Esta foi a deliberação do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que aprovou a medida por unanimidade, nesta quinta-feira (3). 

A mudança foi baseada na implementação do código 0303 para identificação de chamadas de telemarketing. Desde 8 de junho deste ano, todas as empresas de telemarketing que fazem ofertas de produtos e serviços via chamadas telefônicas devem utilizar o código 0303 como prefixo.

chamadas deverão ser identificadas com o prefixo 0304 mais o restante do número do telefone. | FOTO: Reprodução

Ligações abusivas

A sugestão de implementação de um código específico para chamadas de empresas de cobrança foi ideia do conselheiro Emmanoel Campelo, que participou nesta quinta de sua última reunião no conselho diretor da agência, devido ao fim do seu mandato.

Ele explicou que a medida faz parte do conjunto de ações adotadas pela agência no combate às ligações abusivas. O objetivo, explicou, é permitir que o consumidor identifique as chamadas provenientes de atividades de cobrança.

Campelo afirmou que não é porque o consumidor é um devedor que ele pode ser importunado a qualquer hora do dia ou da noite.

"A atividade de cobrança é ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil", afirmou o conselheiro.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES