Aneel autoriza implantação de cinco novas usinas fotovoltaicas no Piauí

O cronograma de implantação prevê um prazo máximo de 54 meses para a entrada em operação comercial de todas as unidades geradoras.

Aneel libera novas centrais energéticas no Piauí | CCOM/Governo do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deliberou na última terça-feira, 02 de maio, a autorização para a Celeo Redes Brasil S.A. implantar e explorar cinco Centrais Geradoras Fotovoltaicas (UFVs) no município de São João do Piauí, estado do Piauí. A decisão permitirá que a empresa atue no setor de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE).

As UFVs, denominadas Celeo São João do Piauí VII a XI, terão uma potência instalada total de 162,384 MW, correspondendo à soma das potências instaladas solicitadas para cada uma das usinas. A outorga de autorização será concedida sem a exigência de informação de acesso emitida pela concessionária de distribuição de energia elétrica, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ou pela Empresa de Pesquisa Energética, quanto à viabilidade da conexão do empreendimento. Essa dispensa se aplica a solicitações de outorga protocoladas até 2 de março de 2022.

Leia Mais

Em relação à UFV Celeo São João do Piauí XI, o valor da potência instalada adotado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foi de 32,640 MW.

Além disso, a empresa se beneficiará de uma redução de 50% na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), tanto na produção quanto no consumo de energia proveniente das usinas. Essa redução é assegurada pelo art. 26 da Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, alterada pela Lei nº 14.120, de 1º de março de 2021, e é válida para a autoprodução ou a comercialização de energia proveniente das usinas.

Após analisar o pedido de outorga de autorização da Celeo Redes Brasil S.A., a Aneel concluiu que todos os requisitos regulamentares foram atendidos, não havendo impedimentos para o deferimento do pleito.

O cronograma de implantação das usinas seguirá o estabelecido pela Resolução Normativa nº 1.038, de 2022, que prevê um prazo máximo de 54 meses para a entrada em operação comercial de todas as unidades geradoras da usina. Esse prazo será contado a partir da data de publicação do ato de outorga. No cronograma proposto pela Celeo Redes Brasil S.A., a data de entrada em operação comercial da última unidade geradora está dentro desse limite de 54 meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES