ANP: Posto bandeirado de uma marca venderá combustível de outra

65% das vendas de gasolina são feitas por postos com bandeira.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Visando garantir a continuidade do abastecimento de combustíveis nos postos e também para evitar a prática de preços abusivos em meio a crise gerada pela greve dos caminhoneiros que ocorre em praticamente todo o país, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou novas medidas na tarde desta quinta-feira (24).  

Entre as medidas anunciadas estão:

Liberação de distribuidores vinculados a uma marca para vender combustível de outra; Suspender a necessidade de manutenção de estoques mínimos de combustível; Flexibilizar a obrigatoriedade de misturar etanol na gasolina e biodiesel no diesel;Lliberação de distribuidores de gás de cozinha para encher o botijão de uma marca com produto de outra; Permitir que transportadores que só vendem para grandes frotas vendam para postos e Intensificar a fiscalização contra preços abusivos e fortalecer o canal disk denúncias (0800 970 0267). 

A ANP estima que 65% das vendas de gasolina são feitas por postos com bandeira. Hoje o posto bandeirado de uma marca não pode vender o combustível de outra. Medida similar foi tomada para as engarrafadoras de gás de cozinha.

"Desse modo, a flexibilização do modelo oferece alternativa de suprimento por distribuidores cujas bases não tenham sido afetadas pelos bloqueios", disse a ANP.

No caso do diesel, 66% da distribuição é feita nos postos com bandeira. Para o etanol, o percentual é de 56%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES