Antecipação de compras e fim do IPI reduzido derrubam movimento do comércio

Somente o segmento de Veículos, motos e peças registrou um aumento de 23,3% neste ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A antecipação das compras de bens duráveis beneficiados com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, como veículos flex, em março, reduziu o movimento no comércio em abril e fez com que as vendas do setor caíssem 1,3%frente ao mês anterior.

A queda foi influenciada, principalmente, por conta do recuo das vendas do segmento de Veículos, motos e peças que, sozinho, registrou queda de 8,9% na comparação com março. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (5), e mostram que, na comparação com abril do ano passado, houve alta em todos os segmentos. E as lojas especializadas em autos foram as que registraram a maior alta no período, de 19%.

Por conta disso, na comparação anual, a atividade do comércio varejista registrou alta de 10,1%. Mesmo com a queda em abril, os bons resultados do primeiro trimestre mantiveram o desempenho do acumulado do ano em alta. O indicador mostra um aumento de 11% da atividade do comércio neste ano.

Nessa análise, o IPI também foi a principal influência, uma vez que somente o segmento de Veículos, motos e peças registrou um aumento de 23,3% neste ano, seguido de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, cuja alta nas vendas foi de 19,9%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES