Assembleia autoriza Refis com descontos de até 95% no Piauí; detalhes!

A matéria permite a renegociação de débitos fiscais relativos a multas, juros e demais acréscimos decorrentes de atraso no pagamento.

Hnerique Pires relatou a proposta | Francy Teixeira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovada na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira, em primeira e segunda votações, a Mensagem do Poder Executivo que institui o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais, o Refis.

A matéria permite a renegociação de débitos fiscais relativos a multas, juros e demais acréscimos decorrentes de atraso no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) com fatos geradores até o final de 2021.

Leia Mais

Antes de chegar ao Plenário da Casa, a proposta foi apreciada na Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB), que também ficou com a incumbência de relatar a proposta; o seu parecer foi favorável.

As reduções podem chegar a até 95% para contribuintes que queiram pagar o débito integralmente, o prazo final para a renegociação será o dia 31 de agosto de 2022.

Henrique Pires deu parecer favorável ao Refis (Foto: Francy Teixeira)"É importante para aqueles que não puderam pagar os impostos na sua data prevista que tenha essa flexibilização. Neste momento seria importantíssimo para o Estado do Piauí o Refis encaminhado pela governadora Regina Sousa", afirmou. O parlamentar ainda citou o momento complexo da economia mundial, com a pandemia, guerra da Ucrânia, o que impactou os contribuintes, principalmente com a alta das despesas mais básicas.

O posicionamento converge com a justificativa do Governo do Estado, que destacou a relevância da medida por conta dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, adequando-se a uma alteração aprovada no começo de abril pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que autoriza a prorrogação do prazo de adesão a refinanciamentos e amplia os fatos geradores que podem ser renegociados.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES