Associação de usinas de cana vê alta da gasolina como positivo

O preço da gasolina funciona como um teto para o etanol.

O preço da gasolina funciona como um teto para o etanol. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou nesta quarta-feira que o aumento da gasolina, que pode dar margem para o setor subir os preços do etanol, é algo positivo para as empresas no curto prazo.

A alta da gasolina e do diesel em vigor a partir desta quarta-feira traz, segundo a Unica, um benefício apenas momentâneo, e o governo deveria ter uma política mais ampla para o setor.

"A Unica lembra que medidas pontuais, como a de hoje, ou as outras que vêm sendo cogitadas, serão positivas no curto prazo, mas não substituem ou eliminam a importância de medidas mais amplas, voltadas para o longo prazo, que permitam uma retomada de investimentos na expansão do setor sucroenergético", disse a entidade.

O preço da gasolina funciona como um teto para o etanol, uma vez que o biocombustível só é competitivo na bomba se estiver num patamar de até 70 por cento em relação ao combustível fóssil.

Segundo a entidade, que representa as indústrias do centro-sul do Brasil, responsável por 90 por cento da produção de cana do país, outras medidas pontuais estão sendo cogitadas pelo governo, como o aumento na mistura de etanol na gasolina e a desoneração do etanol através do PIS/COFINS na distribuição, e seriam importantes para elevar investimentos.

"As outras duas medidas ainda não foram confirmadas pelo governo. Somente conhecendo todo o quadro, com todas as medidas confirmadas e oficialmente anunciadas, será possível analisar mais detalhadamente os impactos para o setor sucroenergético", disse a associação.

De acordo com a entidade, é importante que o governo defina melhor o papel do etanol na matriz brasileira de combustíveis; regras estáveis e previsíveis para a formação dos preços dos combustíveis no mercado doméstico; além do reconhecimento dos amplos benefícios de ordem econômica, social e ambiental, gerados pela produção e uso em larga escala do etanol no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES