Atividades turísticas no Brasil registram crescimento de 34,5% em 2022

Alta foi apontada pelo Índice de Atividades Turísticas do IBGE e leva em consideração o acumulado do ano em relação a 2021.

Piaçabuçu (AL). | Marco Ankosqui/Mtur Destinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de outubro de 2022 aponta um aumento no agregado especial de atividades turísticas no Brasil: o acumulado de 2022 cresceu 34,5% frente a igual período de 2021. Além disso, os números também mostram aumento de 16,1% na comparação entre os meses de outubro de 2022 e 2021, configurando a 19ª taxa positiva seguida para o setor turístico.

O dado positivo foi impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; transporte aéreo; serviços de bufê; rodoviário coletivo de passageiros; e hotéis.

Piaçabuçu, em Alagoas (Marco Ankosqui/MTur Destinos)

Das 12 unidades da federação onde o indicador foi investigado em outubro (Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal), os números mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (23,5%), Minas Gerais (32,0%), Bahia (11,6%), Santa Catarina (19,6%), Paraná (14,4%) e Rio de Janeiro (4,7%).

Já para os dados do acumulado de 2022, houve altas nos doze locais investigados, com destaque para São Paulo (41,9%), Minas Gerais (55,3%), Rio de Janeiro (17,6%), Rio Grande do Sul (43,3%) e Bahia (28,7%).

Setembro

No mês de setembro de 2022, o índice de atividades turísticas havia crescido 0,4% frente ao mês imediatamente anterior, período em que acumulou um ganho de 3,2%. Em setembro, o segmento de turismo se encontrou 0,7% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 6,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Os dados de setembro de 2022 foram maiores quando comparados a outubro deste ano, quando o índice de atividades turísticas apontou retração de 2,8% frente ao mês anterior.

Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços de turismo, com destaque para São Paulo (34,3%), Minas Gerais (33,6%), Rio de Janeiro (10,9%), Paraná (20,5%) e Rio Grande do Sul (20,0%).

PMS  

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES