Banco Mundial lança diagnóstico de ambiente de negócios de todos os Estados

O Estudo foi produzido pelo Banco Mundial a pedido da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Advogado piauiense foi convidado para participar da elaboração do relatório | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Mundial lança nesta terça-feira, 15, o primeiro estudo do ambiente de negócios nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal. É o “Doing business Subnacional Brasil 2021”, que tem por objetivo apresentar um  diagnóstico da situação do país, permitindo ao governo federal, adotar medidas que possam atrair investimentos e alavancar o desenvolvimento econômico de estados e municípios e ainda identificar boas práticas para propiciar troca de experiências entre os entes federados. 

O relatório analisa a regulamentação das atividades de pequenas e médias empresas nas áreas de áreas abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. 

Advogado Campelo Filho é um dos convidados a participar da elaboração do relatório

O advogado piauiense, Campelo Filho, foi um dos convidados pelo Banco Mundial a participar da elaboração do relatório com respostas em três áreas: Justiça, empresas e cartórios. Segundo o advogado, foram abordadas questões sobre o funcionamento da justiça no estado e a busca de melhorias para torná-la mais célere e eficiente; a abertura de empresas e estímulo ao empreendedorismo e, por fim, o funcionamento dos cartórios, de modo que haja maior agilidade nas transações imobiliárias.

“Não tenho dúvidas da importância desse documento para o nosso país, em especial, pelo atual momento que vivemos de pandemia que influenciou não só nas questões que dizem respeito à elaboração de leis e decretos, mas também na economia, no ambiente empresarial, nas relações de trabalho, na vida das pessoas de uma forma geral”, afirma o advogado.

Ele também explica que, além de uma análise sobre a regulamentação do ambiente de negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o relatório compara esses dados com outras 190 economias. “Esse estudo será um indicador do que se está fazendo dentro e fora do país, portanto, representa também uma oportunidade de comparar práticas em inovação desde pequenos municípios a grandes cidades e nações”, pontua.

O Estudo foi produzido pelo Banco Mundial a pedido da Secretaria-Geral da Presidência da República, com o patrocínio da Confederação Nacional de Bens, Comércio e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A solenidade de lançamento será virtual, a partir das 14h30, e contará com a presença presidente do Sebrae, Carlos Melles; do presidente da  CNC, José Roberto Tadros; do Presidente da Febraban, Isaac Sidney; da diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Anós Casero; e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES